WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Reciclagem de entulhos, atitude política e social em benefício do homem

Existem diversas possibilidades de uso do entulho reciclado, destacando-se o uso em contrapisos, a fabricação de blocos e tijolos para construção de muros

 



 As práticas construtivas normalmente adotadas, acabam resultando numa intensa geração de resíduos de construção.

 

A reciclagem de entulhos surge como uma alternativa para o destino e o reaproveitamento dos resíduos de uma construção civil. Em geral, no conjunto das obras em execução numa cidade, existem movimentos de terra que não são compensados, envolvendo, na maioria das vezes, solo a ser descartado. Igualmente, as práticas construtivas, normalmente adotadas, acabam resultando numa intensa geração de resíduos de construção, tais como restos de argamassa, aparas de cortes efetuados em tijolos, azulejos, pisos e peças cerâmicas em geral, madeira, pontas de ferragem, pregos, telhas, entre outros.

Por corresponderem a percentuais significativos, normalmente maiores que 40% (em massa) dos resíduos coletados nas cidades, os resíduos da construção civil demandam investimentos específicos para equacionar os problemas ambientais que acarretam, especialmente quando dispostos em locais inadequados. Em alguns municípios, existem os chamados “bota-foras”, locais onde terra e entulho são lançados, muitas vezes, sem os devidos cuidados quanto aos sistemas de drenagem e de estabilização dos maciços aterrados. Em outros, os resíduos da construção civil são lançados em conjunto com os outros tipos de resíduos (domiciliares, comerciais, de serviços de saúde, etc.) em lixões, ou depósitos a céu aberto, sendo que a maioria dos municípios brasileiros dispõe os resíduos de construção em aterros sanitários, ocupando espaços consideráveis e restringindo a vida útil dos mesmos.

 

 A reciclagem para os resíduos da construção civil visam à minimização dos problemas ambientais a eles associados, bem como a promoção de práticas mais adequadas e produtivas de reciclagem.

 

Os principais problemas decorrentes da disposição de entulho em locais inadequados estão relacionados, principalmente, com a obstrução dos sistemas de drenagem (galerias, canais e corpos d’água) e com a degradação urbana associada à presença de entulho ou de outros resíduos que servem como alimento e/ou como abrigo para espécies animais que podem trazer doenças ao homem. Alguns pesquisadores vêm estudando alternativas de reciclagem para os resíduos da construção civil, visando à minimização dos problemas ambientais a eles associados, bem como a promoção de práticas mais adequadas e “ produtivas” que o simples descarte no solo de materiais ainda passíveis de reaproveitamento.

Segundo dados da SLU-BH, 100 viagens de aproximadamente 5 m³ de entulho comum geram aproximadamente 400 m³ de reciclados, os quais permitem produzir blocos para construir 55 casas populares de 60 m² quadrados, ou agregados para execução de sub-base de 1 mil m² de ruas com uma caixa de 0,40 m. Existem diversas possibilidades de uso do entulho reciclado, destacando-se o uso em contrapisos, a fabricação de blocos e tijolos para construção de muros, a aplicação como agregados em substituição à brita e à areia na execução de calçadas, guias e sarjetas, entre outras.

Com o objetivo de mostrar os pontos importantes do processo de tratamento do entulho da construção civil, enquanto resíduo sólido urbano, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Reciclagem de Entulho”, apresentando algumas estratégias que as administrações municipais poderão adotar, visando a recuperação da qualidade do meio ambiente e a geração de material a baixo custo, a partir da reciclagem do entulho, permitindo a substituição dos materiais convencionalmente empregados na construção civil e a redução da geração de resíduos. Nesse curso, você estará recebendo  informações do engenheiro mecânico, civil, de segurança, ambientalista e sanitarista, Evaldo de Souza Lima e da engenheira civil e sanitarista, Sinara Inácio Meireles Chenna, ambos da SLU – Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte – MG.

 

Existem diversas possibilidades de uso do entulho reciclado.

 

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

É fato que a reciclagem de entulho (resíduos da construção civil, concreto e pavimento), em nosso país, já está saindo das estações experimentais mantidas por universidades e alguns poucos serviços públicos de limpeza urbana, e interessando a iniciativa privada. Mudando paradigmas da sociedade de consumo descartável, devemos reciclar, sim, pois isso constituirá numa nova atitude política e social em benefício do homem. No Brasil, a experiência tem se concentrado na geração de agregados para utilização em pavimentação ou, ainda, no reaproveitamento de alguns produtos contidos no entulho.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

JOSE CARLOS

31 de ago. de 2013

Além de ajudar o planeta e um investimento. Qual valor para montar uma usina de pequeno porte?

Resposta do Portal Cursos CPT

4 de set. de 2013

Olá, José Carlos!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

O valor gira em torno de R$ 15.000,00 a R$ 30.000,00 reais. Mas recomendamos que procure um consultor na área para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?