WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Queimadas: como evitá-las

A época seca do ano favorece as queimadas, que podem prejudicar seriamente a vegetação em pouco tempo

Queimada

Guido Ribeiro, professor do Curso a Distância CPT Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal, alerta para o fato de que  o fogo tem sido uma das principais causas da destruição da vegetação que, em alguns casos, pode ser destruída totalmente ou ter seu crescimento seriamente prejudicado.

Os efeitos provocados pelos incêndios florestais destacam-se por serem devastadores e por provocarem diversos danos aos componentes do ecossistema. No inverno, época de seca, o perigo das queimadas é ainda mais preocupante.

As queimadas podem ter várias origens, mas a grande maioria dos focos de incêndio começam por razões humanas. Aquele velho hábito de evitar jogar bitucas de cigarro pela janela ainda é válido, mas é preciso estar atento a várias outras atitudes para evitar o risco de queimadas.

Com a vegetação seca, qualquer fagulha pode começar um incêndio que tome proporções enormes e de difícil controle. Em áreas urbanas, o cuidado precisa ser redobrado pelas queimadas colocarem em risco também a integridade de construções e a vida das pessoas que vivem próximas a vegetações.

Dentre as clássicas e as não tão populares, conheça algumas dicas para evitar queimadas:

Bitucas de cigarro

O hábito de fumar já é prejudicial à saúde. Mas, para quem decide fumar, o ideal é evitar jogar bitucas de cigarro acesas no chão. Procure um lixo para descartá-las e certifique-se de que estão apagadas. MESMO apagadas, jamais descarte-as no chão.

Balões

Soltar balões é crime já previsto na Lei de Crimes Ambientais. Além de acidentes na área urbana, balões podem cair em área de vegetação e provocar incêndios de grandes proporções. De acordo com a lei, há pena e multa para quem solta balões.

Fogueiras

Nos meses de junho e julho, é comum que as pessoas comemorem a festa de São João e acendam fogueiras para “esquentar” a comemoração. As fogueiras devem ser evitadas, pois são um risco. Caso opte por fazer uma, saiba que devem ser feitas bem longe de vegetações secas e pastagens.

Queimadas domésticas

Muitas pessoas acabam preferindo usar o fogo para descartar o lixo ou móveis inutilizados e acabam iniciando o fogo próximo a pastagens ou vegetações secas. A melhor forma para evitar acidentes com essa atitude é seguir o descarte com o auxílio da limpeza urbana de sua cidade.

Capinas

Para quem mora cercado de vegetação alta, uma forma de evitar queimadas e garantir sua segurança é capinando faixas de terra próximas a sua propriedade. Propriedades cercadas com vegetação bruta têm mais risco de queimadas.

Faixas de terra seca

Faixas de terra e de grama que estão próximas a sua casa devem ser molhadas regularmente para evitar que qualquer faísca dê início a algum incêndio de grandes proporções.

O que fazer em caso de queimadas?

Caso você veja alguma queimada, nunca tente apagá-la você mesmo. Entre em contato com os bombeiros pelo número 193 e informe a localização para que eles possam se dirigir ao local o mais rápido possível.



Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Meio Ambiente:

Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal
Técnicas de Avaliação de Impactos Ambientais
Impactos Ambientais na Propriedade Rural

Fonte: MSN Notícias – msn.com/pt-br/noticias/
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!