
A destinação final do lixo urbano tem ocorrido por processamento dos resíduos de forma sanitária ou por simples lançamento em lixões a céu aberto. Pode-se dizer, portanto, que a solução do problema do lixo apresenta dois aspectos importantes: importância sanitária e importância social. “A importância sanitária é aquela cuja solução venha a satisfazer as necessidades de saneamento básico e, consequentemente, de saúde pública. Como exemplo, podemos citar os aterros sanitários, onde o lixo é depositado de maneira adequada. A importância social é aquela que é sentida, quando as fases de processamento do lixo não são solucionadas adequadamente”, explica Maria Esther de Castro e Silva, professora do Curso CPT Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento.
O lixo não constitui uma riqueza a ser explorada, mas problema a ser resolvido, pois, o valor econômico do reaproveitamento do lixo é muito menor que os investimentos necessários para a solução do problema. De qualquer forma, o benefício ambiental advindo dessa prática é grande. Os lixos recicláveis são o papel, o plástico, o metal, vidros, e outros podem ser reciclados. A matéria orgânica pode ser transformada em composto orgânico ou pode-se implementar um sistema de aproveitamento do biogás, no aterro sanitário, para a produção de energia calorífica. O composto orgânico pode ser usado para recuperar áreas degradadas. O entulho pode ser reciclado e usado para sub-base de vias.
O destino final dos resíduos sólidos urbanos é uma etapa das mais importantes, dentro de um sistema de gerenciamento de limpeza urbana. É também a fase mais difícil do gerenciamento, porque requer, além de altos investimentos financeiros, projetos específicos de engenharia sanitária, observando princípios básicos de saneamento ambiental.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.