WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Qual é o destino final do lixo urbano? O que acontece com ele?

A destinação final do lixo urbano tem ocorrido por processamento dos resíduos de forma sanitária ou por simples lançamento em lixões a céu aberto

Qual é o destino final do lixo urbano? O que acontece com ele?   Artigos CPT

A destinação final do lixo urbano tem ocorrido por processamento dos resíduos de forma sanitária ou por simples lançamento em lixões a céu aberto. Pode-se dizer, portanto, que a solução do problema do lixo apresenta dois aspectos importantes: importância sanitária e importância social. “A importância sanitária é aquela cuja solução venha a satisfazer as necessidades de saneamento básico e, consequentemente, de saúde pública. Como exemplo, podemos citar os aterros sanitários, onde o lixo é depositado de maneira adequada. A importância social é aquela que é sentida, quando as fases de processamento do lixo não são solucionadas adequadamente”, explica Maria Esther de Castro e Silva, professora do Curso CPT Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento.

O lixo não constitui uma riqueza a ser explorada, mas problema a ser resolvido, pois, o valor econômico do reaproveitamento do lixo é muito menor que os investimentos necessários para a solução do problema. De qualquer forma, o benefício ambiental advindo dessa prática é grande. Os lixos recicláveis são o papel, o plástico, o metal, vidros, e outros podem ser reciclados. A matéria orgânica pode ser transformada em composto orgânico ou pode-se implementar um sistema de aproveitamento do biogás, no aterro sanitário, para a produção de energia calorífica. O composto orgânico pode ser usado para recuperar áreas degradadas. O entulho pode ser reciclado e usado para sub-base de vias.

O destino final dos resíduos sólidos urbanos é uma etapa das mais importantes, dentro de um sistema de gerenciamento de limpeza urbana. É também a fase mais difícil do gerenciamento, porque requer, além de altos investimentos financeiros, projetos específicos de engenharia sanitária, observando princípios básicos de saneamento ambiental.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!