Adquira 2 ou mais Cursos CPT e ganhe Frete Grátis.

Plantio direto: técnica saudável de exploração agrícola do solo

O plantio direto é uma técnica que permite a exploração agrícola das áreas de cultivo com o mínimo de interferência no solo, o que resulta em uma forma de exploração sustentável do mesmo

Plantio direto: técnica saudável de exploração agrícola do solo   Artigos Cursos CPT

 

O plantio direto é uma técnica que permite a exploração agrícola das áreas de cultivo com o mínimo de interferência no solo, o que resulta em uma forma de exploração sustentável do mesmo. Como as sementes são colocadas em pequenas fendas de, no máximo 10 cm de profundidade, a matéria orgânica e a estrutura do solo ficam preservadas. “A utilização da camada protetora, seja de mato ou de palha, sobre o solo, é a peça principal para se alcançar, conjuntamente, uma boa produtividade e manter o solo sob boas condições físicas e estruturais para os plantios seguintes”, afirma Dr. Caetano Marciano de Souza, professor do Curso a Distância CPT Técnicas Mecânicas de Conservação de Água e Solo, em livro+DVD e Curso Online, da área Meio Ambiente.

Além da conservação do solo, a camada de palha sobre a superfície do solo proporciona outros benefícios como:

I- Controle de erosão


A cobertura de matéria seca sobre o solo funciona como um amortecedor do impacto das gotas d’água da chuva ou irrigação sobre o solo, não permitindo, dessa forma, a desagregação de suas partículas, de forma que sua estrutura não seja danificada por esse impacto. Com isso, há significativa redução do processo erosivo do solo.

II- Aumento da infiltração


A camada protetora da superfície do solo oferece, também, resistência ao escoamento da água sobre a superfície do solo. Isso irá facilitar a infiltração da água através da superfície do solo e a sua percolação através do perfil do solo, o que resultará em maior abastecimento de água dos lençóis subterrâneos.

III- Redução da evaporação da água do solo


A cobertura da superfície do solo reduz a evaporação, fazendo com que o solo permaneça úmido por períodos mais prolongados. Com isso, na época de estiagem, as plantas terão mais água disponível. O armazenamento da água no solo também altera os mecanismos de movimentação e redistribuição de nutrientes, favorecendo a absorção de alguns nutrientes como o nitrogênio, o enxofre e o potássio.

IV- Boas condições de temperatura


A camada protetora atenua a temperatura do solo favorecendo a fixação do nitrogênio pelas plantas pequenas, acelera o crescimento da planta, principalmente, na fase de germinação, diminui a velocidade de decomposição da camada de matéria orgânica superficial, cria um ambiente no solo propício para o desenvolvimento de minhocas, larvas e outras faunas do solo. A redução da temperatura, associada à boa umidade, beneficia a absorção dos nutrientes pelas raízes das plantas.

V- Controle de plantas invasoras


Muitas espécies de plantas invasoras têm a germinação atrasada por causa da cobertura sobre o solo. Essa cobertura funciona como isolante de luz, não permitindo que as sementes das plantas invasoras recebam luz na quantidade necessária para germinarem em tempo de concorrer com a cultura. Quando essas sementes germinam, as plantas já terão atingido um certo grau de desenvolvimento, reduzindo a competição das plantas invasoras.

VI- Controle de nutrientes


A cobertura morta atua também como agente controlador de nutrientes disponíveis no solo, visando à economia de nutrientes do sistema, funcionado como um local onde se reservam esses nutrientes, para serem liberados de forma gradual e nas quantidades que são facilmente absorvidas pelas raízes das plantas.

Tudo isso pode ser resumido em um sistema que permite cultivar o solo com um mínimo de agressão, com minimização das perdas de solo e de água, ou seja, torna-se possível produzir dentro dos princípios de conservação de água e solo.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Outros artigos relacionados à área Meio Ambiente

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade