WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Estudando o fogo? Conheça as três fases da combustão!

O fogo, assim denominado, é chamado de combustão e para que ele aconteça são necessários três fatores, que são o calor, o ar e o combustível

Estudando o fogo? Conheça as três fases da combustão!   Artigos Cursos CPT

 

O fogo é um fenômeno que ocorre quando se aplica calor a uma substância combustível em presença do ar. O fogo, assim denominado, é chamado de combustão. Se estudarmos a combustão da madeira, e que pode ser generalizada para todo um incêndio florestal, são necessários três fatores, que são: calor, ar e combustível.

“Esses três elementos caracterizam o triângulo do fogo. Neste sentido, em um incêndio precisa haver combustível para que haja a queima, o oxigênio para manter as chamas e o calor para iniciar e continuar o processo de queima”, afirma Guido Assunção Ribeiro professor do Curso CPT Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal.

O estudo do triângulo do fogo é importante porque, quando retiramos qualquer um dos três elementos do triângulo (calor, ar ou combustível), inviabilizamos o processo de combustão e, consequentemente, apagamos o fogo.

A combustão, por sua vez, é difícil de ser compreendida porque é uma reação complexa e que envolve uma série de variáveis que dependem uma das outras e que ocorrem em um processo de retroalimentação, ou seja, o produto do sistema que é o calor e o fogo é também a causa da nova combustão, dando continuidade à queima.

Fases da combustão


Primeira fase da combustão do fogo   Artigos Cursos CPTPrimeira fase da combustão – Preaquecimento

A primeira fase do fogo ou da combustão, também chamada de preaquecimento, é o início do processo. O material combustível começa a se aquecer, mas a temperatura ainda é baixa, por volta de 100ºC. Nessa temperatura, o material perde umidade, principalmente por evaporação, e seca. Nessa fase, ainda não existem chamas. O calor elimina o vapor d’água e continua aquecendo o combustível. Quando a temperatura chega próximo a 200ºC, entramos na segunda fase da combustão.

Primeira fase da combustão do fogo   Artigos Cursos CPTSegunda fase da combustão – Chamas

Quando a temperatura chega aos 200ºC, componentes do material vegetal, como a celulose, começa, a se desintegrar. Nessa temperatura, também começam a desprender os gases voláteis. São esses gases voláteis que entram em combustão e não a celulose diretamente. Po isso, o fogo não ocorre diretamente no combustível, e sim próximo a sua superfície. A temperatura continua a subir e, quando chega entre 300 3 400ºC, se tiver oxigênio, ocorre a ignição com a presença de chamas. Essa é a fase que mais atrai a atenção durante um incêndio.

Primeira fase da combustão do fogo   Artigos Cursos CPTTerceira fase da combustão – Brasas

Após a combustão em chamas, inicia-se a terceira fase, que é a combustão em brasas, onde o carvão é consumido, restando apenas cinzas. O calor gerado é intenso, mas praticamente não existem chamas nem fumaça. Geralmente, quanto maior a quantidade de carbono, maior a quantidade de calor liberada. Essa fase é facilmente visível em churrasqueiras onde existem somente brasas, mas o calor é intenso.

Em um incêndio florestal, as três fases ocorrem simultaneamente, mas podem ser perfeitamente observadas. A primeira fase ocorre quando as folhas se enrolam e a madeira perde água, à medida que são aquecidas pelo calor das chamas que se se aproximam. Em seguida, começam as chamas e, após a sua passagem, permanece a terceira fase, quando ocorre o consumo do carvão.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Você sabe a diferença entre incêndio florestal e queima controlada?
- Clima, pragas e doenças e o fogo: qual o pior destruidor de vegetações?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!