WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cuidado! Antes de apagar o fogo confira as ferramentas

O uso de ferramentas defeituosas expõe o combatente ao incêndio a perigos que podem levar a ferimentos graves e a danos materiais

Cuidado! Antes de sair para apagar o fogo confira as ferramentas   Artigos Cursos CPT

 

O uso de ferramentas defeituosas expõe o combatente ao incêndio a perigos que podem levar a ferimentos graves e a danos materiais. “Por isso, devem existir condutas para que eles sejam evitados. Neste sentido, o combatente deve revisar as ferramentas ao fim de cada jornada, seja o combate a um incêndio ou mesmo treinamentos”, afirma Guido Assunção Ribeiro professor do Curso CPT Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio Florestal.

O uso de ferramentas inadequadas pode provocar numerosos acidentes e estragar as ferramentas. Por isso, todos os brigadistas devem conhecer o uso específico de cada uma delas, utilizando a mais adequada para a situação de combate existente.

É importante que o brigadista entenda que métodos de trabalho incorretos podem ocasionar situações de risco em todas as etapas, como transporte, arrumação do veículo e durante o combate. A falta de manutenção, por sua vez, não permite a realização dos trabalhos eficientemente. A segurança e o rendimento do trabalho dependerá, em grande parte, das ferramentas e de seu estado de conservação.

Primeira fase da combustão do fogo   Artigos Cursos CPTTransporte das ferramentas


O transporte das ferramentas durante o translado nas trilhas e nos aceiros são muito perigosos. O combatente, nesses momentos, deve segurar as ferramentas de corte pelo cabo, junto à cabeça da ferramenta, com o fio voltado para o solo e com o braço esticado e paralelo ao corpo. As ferramentas nunca devem ser transportadas sobre o ombro.

Primeira fase da combustão do fogo   Artigos Cursos CPTFerramentas em repouso


Muitas lesões são provocadas por ferramentas deixadas temporariamente em locais impróprios. Quando não estão em uso, ou seja, em repouso, elas devem ser colocadas em local visível, se possível encostadas sobre um toco ou uma árvore, com a parte cortante para baixo.

Primeira fase da combustão do fogo   Artigos Cursos CPTCarga e descarga das ferramentas dos veículos de trasnsporte


A carga e a descarga das ferramentas nos veículos devem ser feitas de forma organizada, e as ferramentas devem ser passadas de um brigadista para o outro pelo cabo, segurando-se firmemente com as duas mãos. Este somente deve soltá-la quando o outro brigadista também estiver segurando a ferramenta da mesma forma.

O encarregado das ferramentas, chamado de ferramenteiro, deve ser o responsável por eliminar ou enviar para o conserto aquelas que estejam sem condições de uso.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Você sabe a diferença entre incêndio florestal e queima controlada?
- Clima, pragas e doenças e o fogo: qual o pior destruidor de vegetações?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!