WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Como separar o lixo em casa de forma adequada

Separar o lixo em casa facilita a reciclagem dos materiais nos centros de tratamento e destinação do lixo urbano

Como separar o lixo em casa de forma adequada

Separar o lixo em casa facilita a reciclagem dos materiais nos centros de tratamento e destinação do lixo urbano. A separação adequada do lixo impede que os profissionais da limpeza urbana corram riscos à saúde, além de evitar a sobrecarga de resíduos nos aterros sanitários”, afirma Maeli Estrela Borges, professora do Curso CPT a Distância e Online Aterro Sanitário - Planejamento e Operação.

Se todos adotassem essa prática, o meio ambiente não sofreria diariamente tantos impactos negativos pela destinação indevida do lixo. Entretanto, é indispensável saber a classificação dos resíduos: orgânicos, recicláveis não perigosos, não recicláveis e não perigosos e perigosos. Dessa forma, o trabalho de seleção será mais simples e rápido.

Orgânicos


Resíduos orgânicos são restos de alimento de origem biológica. Eles devem ser embalados, em sacolas biodegradáveis, ou podem se transformar em compostagem. Segundo Maria Esther de Castro e Silva, professora do Curso CPT a Distância e Online Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento, trata-se de um método de tratamento, que permite decompor mais rapidamente os restos de alimento, para obter um produto rico em matéria orgânica (adubo orgânico).

Caso você não queira fazer a compostagem em casa, separe os restos orgânicos e acondicione-os em sacos de lixo de plástico de amido, plástico verde ou plástico PLA (biodegradáveis). Assim, a coleta de lixo de sua região será otimizada. Sugira a vizinhos, familiares e amigos a fazerem o mesmo. O meio ambiente agradece!

Recicláveis não perigosos


Plástico de garrafas PET, latas de alumínio, vidros, papel e papelão são considerados recicláveis não perigosos. A separação correta desses materiais recicláveis deve ser feita da seguinte forma: vidro com vidro, lata de alumínio com lata de alumínio, papelão com papelão, e assim sucessivamente. Guarde-os em local isolado e comunique aos postos de coleta de sua região.

Antes de selecionar os recicláveis, é importante fazer a sua correta higienização com água de reúso da lavagem de louças e/ou roupas. Com isso, você impede a proliferação de bactérias causadoras de inúmeras doenças. Após lavar os materiais recicláveis (latas, garrafas PET e vidros), deixe-os secar bem.

Em seguida, coloque-os em sacos de lixo recicláveis. Se for papel, não amasse, pois quanto mais íntegro estiver, melhor para a reciclagem. Vidro quebrado deve ser embalado em material resistente reciclável e com identificação.

Não recicláveis e não perigosos


Os resíduos não recicláveis e não perigosos são os seguintes: esponja de lavar louça, esponja de aço, fita crepe, adesivo, etiqueta, calendário, papel plastificado ou parafinado, fotografia e outros. O ideal é reutilizar esses materiais para evitar, ao máximo, o descarte. Uma opção é aproveitando os não recicláveis na confecção de artesanatos. Caso contrário, esses materiais devem ser embalados em sacos de lixo recicláveis.

Perigosos

Os lixos classificados como perigosos colocam a saúde pública e o meio ambiente em sério risco. Como são inflamáveis, corrosivos ou reativos quimicamente, esses resíduos requerem tratamento especial antes da destinação final. São eles: pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, produtos químicos, tintas látex, lixo hospitalar e outros.

Mas atenção! Antes de separá-los, é importante pesquisar sobre a seleção recomendada conforme o tipo de material. Você não pode simplesmente colocá-los em sacolas recicláveis ou biodegradáveis.

Quer saber mais sobre o curso? Dê play no vídeo abaixo:

Conheça os Cursos CPT a Distância e Online da Área Meio Ambiente.

Leia o artigo "Conheça a diferença entre coleta seletiva e reciclagem."

Fonte: ecycle.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?