
A suinocultura é uma atividade de grande relevância nacional e mundial, ocupando, no Brasil, o 4o lugar na produção mundial. Com uma produção e exportação expressiva, trata-se de um mercado altamente rentável e com tendência a crescer, explica Paulo Henrique Reis Furtado Campos, professor do Curso CPT Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate.
No entanto, como em qualquer área de produção, o planejamento das atividades, bem como um manejo adequado no que se refere às raças e linhagens da suinocultura, o conhecimento dos sistemas e fluxo de criação, as fases de desenvolvimento dos suínos, destacando as particularidades de cada uma, especialmente no que se refere ao manejo nutricional e sanitário é fundamental para o sucesso do negócio, resultando em produtos de qualidade.
Na produção de suínos, para que os animais expressem todo o seu potencial, é indispensável um manejo nutricional, ambiental e sanitário adequados, sendo este último de especial destaque principalmente nas fases de maternidade e de creche, uma vez que o sistema imune dos filhotes não se encontra completamente desenvolvido.
Considerando a extensão da atividade suinícola no Brasil, ter conhecimentos específicos da área é de grande relevância para os criadores que desejam melhorar sua produção, e também para médicos e estudantes de Medicina Veterinária e áreas afins que desejam se capacitar.
Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Suinocultura: por que cortar a cauda dos leitões?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.