
O corte da cauda dos leitões tem como objetivo evitar o canibalismo entre os animais. Para o procedimento, utiliza-se um alicate com cauterizador desinfetado e bem afiado. O procedimento é desnecessário quando se oferece condições adequadas de nutrição, temperatura ambiental, enriquecimento do ambiente e densidade adequada de animais na granja.
“Para verificar a necessidade do procedimento, é preciso avaliar em cada sistema de produção a incidência do canibalismo, as práticas de manejo que podem ser adotadas para evitar essa incidência e, se observada a necessidade, realizar o corte”, explica Paulo Henrique Reis Furtado Campos, professor do Curso CPT Manejo de Leitões do Nascimento ao Abate.

Foto: Corte da cauda e Identificação dos animais por meio de brincos.
A identificação dos animais, quando necessária, é feita utilizando-se alicate, que corresponde ao método australiano, ou colocação de brinco, o que é mais recomendado, uma vez que o método australiano é mais invasivo e estressante para os animais.
Saiba mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Uma área de produção que só cresce no Brasil? A suinocultura!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Medicina Veterinária.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.