WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uma renda extra para ganhar na primavera? Jardinagem!

A jardinagem é um dos setores da economia que nos últimos anos vem dando sinais de grande crescimento

Uma renda extra para ganhar na primavera? Jardinagem!   Artigos Cursos CPT

 

A jardinagem é um dos setores da economia que nos últimos anos vem dando sinais de grande crescimento, pois este ramo está presente nos setores primário, secundário e terciário, proporcionando diversificação e grande desenvolvimento global da atividade.

“A produção de plantas ornamentais tem crescido dia a dia, em todas as regiões do país, tanto no volume de mudas produzidas, como nas novas espécies e variedades oferecidas aos consumidores, cada vez mais receptivos às novidades”, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Jardineiro.

As tecnologias utilizadas vão das mais simples às mais sofisticadas, o que permite o ingresso, no ramo, de empreendedores de diferentes calibres. Um exemplo do sucesso do setor é o expressivo volume de negócios realizados no CEAGESP, que é o maior entreposto de plantas ornamentais do país, e um dos maiores da América do Sul.

O crescimento do comércio de mudas contribui para o desenvolvimento de outros setores, como o das Indústrias de Transformação, por exemplo (fabricação de embalagens para mudas, adubos, ferramentas), isso sem falar da produção de bulbos e sementes, da fabricação de ferramentas e insumos diversos além da própria produção de mudas. E, toda essa produção, tem endereço certo, que é a criação e ampliação de jardins. É nesse contexto que surge a necessidade da prestação de um serviço especializado, para fazer frente a uma demanda cada vez maior e mais exigente. Esse fato vem impulsionando o setor de prestação de serviços, tanto nas frentes de planejamento, como de implantação e manutenção de jardins, em diversas regiões do país, o que propicia ações empreendedoras nas suas mais diferentes formas e tamanhos. Podemos tomar como exemplo o trabalho de autônomos, empresas familiares, cooperativas de serviços e produtos, enfim, empresas de pequeno, médio e grande porte, além da economia informal.

É importante destacar ainda o mercado de atuação do jardineiro. O segmento mais importante, em termos de volume de serviço, é o de jardins residenciais, dos mais diversos portes. A falta de profissionais gabaritados para o manejo de jardins residenciais obriga muita gente a contratar os serviços de trabalhadores ou prestadores de serviços sem qualificação, os quais, pela própria falta de conhecimentos a respeito das técnicas de jardinagem, acabam fazendo um serviço demorado e de baixa qualidade, embora, num primeiro momento, pareça de menor custo. Os jardins institucionais e de empresas também constituem um bom segmento de atuação, merecendo atenção do profissional.

As fases de planejamento, montagem e manutenção podem ser desenvolvidas por pessoas nas mais diferentes idades e condições (física, sexual, social, econômica e mental), inclusive pessoas com necessidades especiais, e permitir a participação dos mais diferentes grupos da sociedade contemporânea, o que caracteriza a jardinagem como uma atividade inclusiva e de forte apelo econômico e social.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Projetando um jardim ecológico? Saiba mais sobre ele!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!