WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Maciço, tufo, cerca viva, bordadura, corbelha, pérgula: qual a diferença?

Existem variadas classificações, para as quais se usa uma terminologia técnica própria, visando definir cada elemento em função do tipo de agrupamento proporcionado ao jardim

Maciço, tufo, cerca viva, bordadura, corbelha, pérgula: qual a diferença?    Artigos Cursos CPT

 

Existem variadas classificações, para as quais se usa uma terminologia técnica própria, visando definir cada elemento em função do tipo de agrupamento proporcionado ao jardim. “Entre elas, destacam-se o maciço, o tufo, a cerca viva, bordadura, a corbelha e a pérgula”, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Jardineiro.

- Maciço
O maciço é um agrupamento de plantas de uma ou mais espécies, com ou sem forma definida, podendo ser projetado de forma variada para atender necessidades específicas de cada projeto de jardim. O maciço pode adquirir formas muito úteis para compor qualquer jardim.

- Tufo
O tufo é um tipo de disposição da vegetação, formado pelo agrupamento de plantas saindo de um mesmo ponto, numa pequena área. Por exemplo: um grupo de palmeiras entouceiradas, bambu, bambuzal. Já o alegrete é um tufo que tem flores e, portanto, além da forma da folhagem e dos caules, conta com as cores e formas das flores para se compor esteticamente.

- Cerca viva
A cerca viva é um conjunto de plantas alinhadas que delimita um espaço ou ambiente. Essa delimitação pode servir como uma divisa entre ambientes diferentes, como numa propriedade rural, ou separando lotes num condomínio, ou, ainda, servindo como um isolante visual, ou mesmo
dificultando o acesso a certo local.

- Bordadura
A bordadura, por sua vez, delimita espaços e isola partes do jardim, apenas com finalidade estética. Pode servir também para destacar um elemento do jardim, como um monumento. É comum, por exemplo, observarmos, em parques e jardins, estátuas emolduradas por plantas dispostas em bordadura.

- Corbelha
Uma corbelha é composta por plantas com flores dispostas de maneira a criarem uma forma específica. É como se fosse um maciço com uma determinada forma: redonda, retangular ou outra qualquer.

- Pérgula
Uma pérgula geralmente é formada por uma estrutura (por exemplo, uma treliça) que serve de suporte para uma trepadeira, sob a qual as pessoas podem permanecer.

Além das formas já apresentadas, podemos agrupar as plantas ornamentais por suas características biológicas e, ou ecológicas.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Projetando um jardim ecológico? Saiba mais sobre ele!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!