
Também conhecido como jardim oriental, este é um estilo que, além das características normais de qualquer jardim, como presença de plantas combinadas de forma esteticamente agradável, também tem um significado especial, ligado à filosofia do povo japonês.
“É projetado de maneira que cada espécie seja valorizada, e que os recantos criados tenham por objetivo levar as pessoas à meditação”, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso CPT Treinamento de Jardineiro.
Para que isso seja possível, certos elementos são obrigatórios. É o caso dos seixos, que são distribuídos de forma a sugerir que ali foram implantados e desgastados pela própria natureza. E um detalhe importante: os seixos são acrescidos ao jardim sempre em número impar, o que é uma tradição. Outro elemento obrigatório é a água, formando pequenos lagos, riachos e cascatas. Em termos filosóficos, devemos considerar que a água serve de espelho, que leva o homem a se enxergar e refletir sobre si mesmo.
As lamparinas de pedra, sempre presentes, representam o espírito bom e iluminado que um jardim deve ter. Outra característica bem típica é o fato de que o número de espécies de plantas utilizado é relativamente pequeno. Vale destacar, entretanto, que essas plantas devem ser de grande beleza e posicionadas no jardim de forma a ocupar um lugar de destaque.
Uma espécie praticamente obrigatória no jardim oriental é o bambu, que pode ser colocado no jardim, formando moitas ou ainda em cerca viva, como fundo. Também podem ser usadas plantas como azaleias, tuias, glicínias, buxinhos, árvore da felicidade, camélias, íris, eugenias e cerejeira do Japão. Outra característica marcante é a presença de suaves ondulações no terreno, que é tradicionalmente revestido com grama japonesa ou esmeralda, e, ou brita amarela ou branca.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Projetando um jardim ecológico? Saiba mais sobre ele!
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.