WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para ter um jardim em casas e apartamentos

Veja como você pode transferir a beleza da natureza para dentro da sua casa

São prédios e mais prédios. As cidades estão cheias deles e o verde vai aos poucos desaparecendo da comunidade urbana. Mas se você gosta da natureza, do perfume das flores, da presença dos  pássaros, com algumas alternativas e muita criatividade, é possível elaborar um espaço para criar um jardim mesmo em apartamentos.

Confira as nossas dicas para você transferir a beleza da natureza para dentro da sua casa.

Folhagens colorem e alegram o ambiente.

Folhagem

Com diversos tons de verdes, roxos, vermelhos e amarelos, as folhagens colorem e alegram o ambiente. Uma vantagem é que elas se adaptam mais ao cultivo feito em ambientes sombreados ou de meia-sombra.

A planta é ideal para casas com problemas em áreas de talude, cuja acentuada inclinação favorece a ocorrência de erosão. Outra vantagem é o emprego das plantas para disfarçar vistas indesejadas e suavizar a presença do concreto.

Árvores frutíferas

Para quem tem um quintal disponível para montar um jardim, a novidade é a inserção de árvores frutíferas, ou seja, unir o saboroso ao belo. A tendência do paisagismo agrega ao ambiente frutas como a laranja, a acerola, a jabuticaba e até mesmo a banana.

 

Árvores frutíferas em casa podem ensinar as crianças a como viver em harmonia com a natureza.

Cores e aromas resgatam a magia de poder colher a fruta no pé e convidam pássaros e outros animais a participarem desse ambiente. Em apartamentos, podem ser plantadas frutíferas menores, que além desses benefícios, acabam com a preocupação da falta de privacidade em prédios muito aglomerados.

As árvores de bonsai podem ter tamanhos que variam de 15 a mais de 60 cm.

Bonsai

O bonsai é uma árvore em miniatura cultivada em um vaso apropriado. Ele deve ser regado antes que o solo da superfície esteja totalmente seco. É importante que a planta seja exposta à luz solar direta, pelo menos por algumas horas, em cada dia.

No curso Arte e Técnica do Bonsai, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, a professora Vânia Moreira Fortes, diz que “elementos decorativos, como miniaturas de personagens, casas, lanternas, pedras, musgos, entre outros, colocados no vaso, ajudam a compor a escala, dando a sensação de que a árvore tem o tamanho natural”.

Ambientes de jardim

O fim de semana pode ser curtido em bancos e espreguiçadeiras feitos de madeira. Esse espaço precisa de uma vegetação densa para criar a sombra.

Para dar um clima romântico ao seu jardim, insira um banco de balanço a uma cerca-viva de murta e um conjunto de moreira.

O cantinho de descanso e leitura pode ser decorado apenas com um banco de madeira e um vaso de pata-de-elefante.

Quer um espaço para um bate-papo? Você pode fazer isso criando uma extensão externa da sala de jantar. Uma opção é utilizar um deque de madeira com mobiliário resistente a mudanças climáticas. Complete com uma vegetação cheia de volumes e texturas. Uma sugestão é o uso de alpínios, filodendoros e podocarpos.

Para ser convidado ao relaxamento e à contemplação, use o pergolado de madeira. Em janelas, ele tem a vantagem de proteger e amenizar a incidência do sol.

Se a intenção é promover caminhadas, é interessante o uso de pedras, madeira e lajotas de tamanhos e formas irregulares.

 

Os jardins podem ser reflexos de vários pensamentos e ideias.

Plantas em vasos

A maioria das espécies cultivadas em varandas é plantada em vasos, para evitar problemas de infiltração. Por isso, requerem atenção especial nas adubações. Considere, também, o porte da planta. Ela precisa ter espaço para se desenvolver.

Plantas condimentares na cozinha embelezam e aromatizam o ambiente.

Plantas condimentares

Plantar ervas e temperos ajuda na formação de uma hortinha caseira. Exemplos são novalgina, hortelã, orégano, pimenta,e manjericão. Além de dar um visual bonito, elas aromatizam a cozinha. Pode ser colocado em espaços pequenos que não comportam plantas em vasos de chão. Outra maneira de aproveitar as paredes e que ainda ajuda na preservação ambiental é a utilização de garrafas pet para o plantio de mudas. Essa horta vertical é prática e sustentável.

De acordo com o professor e paisagista, Eduardo Elias Silva dos Santos, no curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, elaborado pelo CPT, “o jardim é um espaço criado para relaxar, para curtir com a família, para sentir todo o ambiente. Por outro lado, saber combinar as plantas no jardim é uma arte e uma técnica que podem trazer enorme carga de satisfação para qualquer pessoa.”.

 

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!