WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Berço ou cova? Onde vou plantar as mudas?

Apesar do termo mais comum para designar a abertura no solo onde fazemos o plantio ser “cova”, “berço” tem muito mais a ver com essa importante fase, quando a planta é introduzida no chão

Berço ou cova? Onde vou plantar as mudas?   Artigos Cursos CPT

 

Apesar do termo mais comum para designar a abertura no solo onde fazemos o plantio ser “cova”, preferimos utilizar o termo “berço”, que tem muito mais a ver com essa importante fase, quando a planta é introduzida no jardim, afirma Eduardo Elias Silva dos Santos, professor do Curso a Distância CPT Treinamento de Jardineiro.

É imperioso ressaltar nesse momento que os berços devem ser abertos, seguindo as medidas de largura e profundidade adequadas para cada espécie de planta ornamental. Veja:


I- Árvores e palmeiras
Berços de árvores e palmeiras devem medir 60 cm de largura, de comprimento e de profundidade.

II- Arbustos
Os berços para o plantio de arbustos devem medir 30 cm x 30 cm x 30 cm ou 40 cm x 40 cm x 40 cm (neste caso será a mesma medida para largura, comprimento e profundidade).

III- Cercas vivas
Os berços para as cercas vivas são lineares, e devem medir 40 cm de largura, comprimento e profundidade. Os berços devem ser abertos com atenção, para que o alinhamento das mudas seja o melhor possível. Outra alternativa é abrir uma vala com a medida final desejada com 40 cm de largura e 40 cm de profundidade. O espaçamento entre a mudas pode variar de acordo com o objetivo da cerca viva e da espécie escolhida; dessa forma, poderemos optar por um espaçamento de 1 m, quando o objetivo for apenas impedir olhares a um local, ou 40 cm e fila dupla ou o plantio alternado quando o objetivo for impedir a passagem de pessoas ou animais.

IV- Herbáceas
As herbáceas, quando plantadas em canteiros contínuos ou inteiros, dispensam a marcação de berços individuais. Porém, quando plantados em barrancos ou isoladamente, por exemplo, seu berço apresenta 20 cm de largura, 20 cm de comprimento e 20 cm de profundidade, ou até mesmo 30 cm x 30 cm x 30 cm.

O que é importante saber com relação aos berços para o plantio de plantas?


♦ O tamanho do berço, proposto para cada tipo de planta, vai garantir facilidade de estabelecimento para a muda quando as raízes começarem a se desenvolver.
♦ A terra oriunda do fundo do berço, da metade da profundidade para baixo, é separada da terra retirada da metade de cima. A terra mais próxima da superfície será misturada com o adubo e será usada para preencher o fundo da cova no plantio, pois é mais fértil.
♦ É errado pensar que o tamanho do berço deverá ser proporcional ao tamanho da embalagem da muda, devendo ser maior de acordo com as recomendações para cada grupo de plantas, pois devemos considerar que o berço é o local onde a planta deverá encontrar os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento inicial. Por esse motivo, é necessário seguir as recomendações específicas, em termos de tamanho de berço para cada grupo de plantas, porque um berço de uma espécie herbácea não atende às necessidades de uma espécie arbórea, por exemplo.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Projetando um jardim ecológico? Saiba mais sobre ele!

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Jardinagem e Paisagismo.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!