
As pequenas barragens de terra podem ser classificadas quanto às características do material utilizado na construção, quanto ao método de construção empregado e quanto à natureza da fundação da barragem. “Assim, elas são classificadas em dois tipos principais: barragens simples e barragens com núcleo ou diafragma”, explica José Demerval da Silva Lopes, Professor do Curso CPT Construção de Pequenas Barragens de Terra.
a) Barragens simples
As barragens simples são subdividas em dois tipos, isto é, barragem de corpo homogêneo e barragem de corpo heterogêneo.
- As barragens de corpo homogêneo são aquelas em que o maciço de terra é constituído, totalmente, com material considerado impermeável depois de compactado. São apropriadas para locais que dispõem de boas condições para construção e para impermeabilização do corpo da barragem. Essas boas condições referem-se à existência de solo médio a argiloso em quantidades suficientes para a construção da barragem e terreno com solo argiloso, seco e profundo, possibilitando que a barragem seja simplesmente apoiada sobre o solo. Portanto, o corpo da barragem será constituído de um único material impermeável e, por essa razão, é chamada de barragem de corpo homogêneo.
- As barragens de corpo heterogêneo, são aquelas em que parte do maciço é construído com solo adequado (solo médio a argiloso) e outra parte por material permeável. Assim, elas são recomendadas para serem construídas em locais que não dispõem de solo de boa qualidade para compor o maciço, em quantidades suficientes para a construção de todo corpo da barragem. Portanto, nestas condições, o corpo da barragem será constituído de dois materiais, um impermeável (solo médio a argiloso) e outro permeável (solo arenoso ou pedregoso) e, por essa razão, é chamada de barragem de corpo heterogêneo.
b) Barragens com núcleo ou diafragma
Independente da barragem ser de corpo homogêneo ou heterogêneo, dependendo das condições do local, poderá ser necessária a construção de um núcleo impermeável. Locais onde não existe material com características adequadas para a construção do maciço, ou quando é verificada a presença de uma camada de solo arenoso permeável, exigem a construção de barragens com núcleo. E, caso a camada impermeável esteja a mais de 3 metros de profundidade, além do núcleo, recomenda-se também a construção do cobertor impermeável. A função destes elementos será diminuir a percolação da água através da barragem.
O núcleo poderá ser construído na parte externa a montante da barragem, ou, então, na parte central da barragem e a barragem poderá ser homogênea ou heterogênea. Quando construído na parte externa do talude de montante, ele deverá ser formado por uma única lâmina de material impermeável, de tal forma que a base do mesmo seja mais profunda que a base da barragem. Além disso, a largura da parte inferior do núcleo deverá ser maior que a da parte superior. Quando construído na parte central da barragem, a sua largura deve ser tal, que, em qualquer ponto ela seja superior a 1/3 da altura existente entre este ponto e o nível máximo da água.
Resumindo, como a largura, em determinado ponto, do núcleo deverá corresponder a 1/3 da distância deste ponto até o topo da barragem, conclui-se que bastará dividir por três a distância de cada ponto até o topo da barragem, para obter a largura do núcleo em cada ponto considerado. Neste tipo de barragem, recomenda-se que o núcleo seja construído com um material composto por areia, argila e cascalho, ou por um solo bem argiloso com um menor percentual de areia e bem estruturado que permite obter uma boa compactação. Além disso, a altura total do núcleo deverá coincidir com a altura normal da lâmina d’água. Este é, portanto, o sistema mais recomendado para se construir pequenas barragens de terra nas propriedades rurais.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.