WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que os aspersores são tão importantes para um projeto de irrigação?

Por que os aspersores são tão importantes para a irrigação? Simplesmente porque os aspersores são os responsáveis por fazer a distribuição da água na área que será irrigada

Por que os aspersores são tão importantes para um projeto de irrigação?   Artigos Cursos CPT

 

Por que os aspersores são tão importantes para a irrigação? Simplesmente porque os aspersores são os responsáveis por fazer a distribuição da água na área que será irrigada. "No mercado, existem muitas opções no que se refere a fabricantes e modelos", afirma Carlos Henrique Ramalho Ferenc, professor do Curso a Distância CPT Projeto de Irrigação por Aspersão, em Livro+DVD e Curso Online.

A seleção prévia deve ser feita, levando-se em consideração, principalmente, três aspectos: marca, alcance dos jatos e intensidade de aplicação de água. Em relação à marca, o projetista deverá escolher aspersores de boa qualidade, que sejam duráveis e que apresentem desempenho adequado. É preciso considerar, também, a facilidade de encontrar peças de reposição no mercado regional, para onde o projeto será desenvolvido.

A respeito do alcance dos jatos, deve-se levar em consideração o diâmetro molhado pelo aspersor, pois será em função dessa informação que se tornará possível estabelecer o espaçamento entre aspersores e linhas laterais que deverão ser utilizados, sabendo-se que em aspersão é necessário haver sobreposição. Outra informação que também é disponibilizada pelo fabricante do aspersor é o diâmetro molhado e varia de acordo com a pressão de serviço e bocais utilizados.

A sobreposição da área molhada pelos aspersores deve ser tal que garanta a irrigação o mais uniforme possível de toda a área a ser irrigada. O valor da sobreposição, por sua vez, dependerá da pressão de serviço do aspersor, do modelo, das especificações dos bocais e do vento.

A intensidade de aplicação de água, pelo aspersor, é outro fator determinante na sua escolha. Esse parâmetro equivale à lâmina d’água distribuída pelo aspersor e deve ser inferior à Taxa de Infiltração Básica do Solo (TIB). Sendo maior, haverá acúmulo de água na superfície do solo, com o decorrer da irrigação, o que não é desejável, pois, além de representar gasto desnecessário de energia e de água, representa, também, possibilidade de erosão. Por outro lado, a intensidade de aplicação de água do aspersor sendo muito abaixo da TIB indica que é possível utilizar outro aspersor de maior intensidade, visando, assim, a reduzir o tempo de irrigação. Desse modo, conclui-se que o valor da intensidade de aplicação de água do aspersor deve ser inferior, e o mais próximo possível do valor da TIB do solo.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Irrigação.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Rosalino Silva de Jesus

10 de mai de 2020

Faço técnico em agropecuária muito bom esses estudos.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mai de 2020

Olá,Rosalino

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área.

Uma de nossas consultoras entrará em contato com você para lhe passar maiores detalhes sobre os assuntos abordados no curso.

Atenciosamente,
Erika Lopes

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!