
Na manutenção de pastagens, plantações e até jardins o sistema de irrigação é essencial para manter as plantas sempre molhadas e garantir o desenvolvimento saudável delas. Existe, por exemplo, o sistema de irrigação por aspersão e também o de irrigação por gotejamento. Porém, além de água, as plantas também precisam de fertilizantes. A forma de garantir que as plantas obtenham esses dois elementos é a fertirrigação.
A fertirrigação nada mais é do que uma técnica de aplicação de fertilizantes diluídos em água cada vez mais usada na agricultura, pecuária e em jardinagem, haja vista que facilita tanto a irrigação quanto a fertilização. Além disso, essa é uma técnica de manejo da fertilidade que está relacionada diretamente aos sistemas que buscam a otimização do uso da água.
Para que ocorra a fertirrigação, os fertilizantes, definidos para cada cultura, são diluídos na água que será usada na irrigação, chegando às plantas constantemente, nas dosagens adequadas.
As principais vantagens da fertirrigação são:
- Grande eficiência quanto ao uso da água e também dos fertilizantes;
- Promoção do aumento da produtividade e da qualidade dos cultivos;
- Maior controle da concentração de nutrientes na solução do solo;
- Distribuição da aplicação, de forma que os fertilizantes estejam disponíveis ao longo do tempo, de acordo com as exigências das plantas;
- Aplicação feita com maior proximidade do sistema radicular, reduzindo perdas variadas, principalmente a lixiviação;
- Maior eficiência das plantas na recuperação dos nutrientes;
- Grande flexibilidade na determinação do período de aplicação dos fertilizantes;
- Melhora do controle fitossanitário;
- Redução da compactação do solo devido a operações com máquinas; e
- Redução do custo com mão de obra.
Outra grande vantagem da fertirrigação é que, além de fertilizantes, outros produtos químicos também podem ser distribuídos pelo sistema de irrigação, como é o caso de herbicidas, fungicidas, inseticidas, nematicidas e, ainda, reguladores de crescimento.
A introdução dos fertilizantes na água de irrigação, através de uma solução, deverá ser feita por meio de um injetor, que fará a incorporação dos produtos. Devido à importância dessa operação, esse equipamento é considerado um dos principais componentes dos sistemas de irrigação com fertirrigação.
Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD e Cursos Online, da área Irrigação:
Projeto de Irrigação Localizada
Irrigação em Pequenas e Médias Propriedades
Manejo de Irrigação – Quando e Quanto Irrigar
Fonte: Irrigação.net – irrigação.net
por Renato Rodrigues
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.