WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Importância da qualidade da água para irrigação

A qualidade da água para irrigação é um dos principais fatores a serem considerados na elaboração de um projeto de irrigação

Irrigação

Independentemente da fonte de água que será utilizada, a irrigação cumprirá o importante papel de suprir, no solo, a demanda de água que será apresentada pelas plantas. Essa demanda surgirá em função dos processos fisiológicos das plantas e das condições atmosféricas locais como: radiação solar, vento, temperatura e umidade relativa.

A qualidade da água para irrigação é um dos principais fatores a serem considerados na elaboração de um projeto de irrigação. Como a água será aplicada no solo por emissores através de seus orifícios muito pequenos (diâmetros muitas vezes da ordem de mícrons), o sistema torna muito susceptível a entupimentos, caso medidas adequadas não sejam tomadas. São elas: o conhecimento das características da água de irrigação e a instalação de sistemas de separação de impurezas.

Os transtornos relacionados à qualidade da água raramente são tratados na literatura brasileira e, quando são, dizem respeito, basicamente, aos aspectos ligados à salinidade, sendo que os principais inimigos dos sistemas de tubulação são os íons ferro e manganês e a altas concentrações de sólidos solúveis.

A qualidade da água de irrigação é um parâmetro tão importante quanto a quantidade, entretanto, geralmente, é deixado em segundo plano. Francisca Zenaide de Lima, Carlos Henrique Ramalho Ferenc e José Dermeval Saraiva Lopes, professores do Curso a Distância CPT Manejo de Irrigação - Quando e Quanto Irrigar, explicam que “o conceito de qualidade da água refere-se às suas características que podem afetar sua adaptabilidade para um uso específico, sendo definida por uma ou mais características físicas, químicas ou biológicas.”

Dentre as diversas diretrizes existentes para a avaliação do potencial da água em criar problemas no solo ou nas culturas, seguem-se aquelas descritas no boletim número 29 da FAO, a qual dá maior ênfase aos efeitos em longo prazo. Dentre essas diretrizes, podem-se citar os problemas relativos à salinidade, à infiltração da água, à toxicidade de íons específicos, à presença de sedimentos minerais e substâncias orgânicas que causam entupimentos.

 

Entenda mais sobre o assunto adquirindo os Cursos a Distância CPT da área de Irrigação.

 

Curso Projeto de Irrigação Localizada

Curso Projeto de Irrigação por Aspersão

Curso Manejo de Irrigação - Quando e Quanto Irrigar

 

Fonte: Unesp - www.agr.feis.unesp.br/acagua.htm

Por Bruna Falcone Zauza

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?