WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Barragens de terra são necessárias às atividades rurais

A barragem tem a finalidade de acumular água ou elevar o nível do curso

Em qualquer situação, a água deve ser utilizada de forma racional.

Em qualquer situação, a água deve ser utilizada de forma racional.

A água é um recurso natural de grande importância para o homem, pois sua utilização é indispensável em qualquer atividade. Apesar da sua abundância na Terra, ao longo dos anos, ela vem sofrendo agressões intensas e, em consequência, sua disponibilidade vem diminuindo cada vez mais. É fácil perceber que a redução na quantidade e na qualidade da água poderá se tornar um problema muito sério para a humanidade. Portanto, em qualquer situação, ela deve ser utilizada de forma racional, isto é, de maneira não abusiva e sempre evitando-se a contaminação dos mananciais.

Tendo em vista que a maioria das bacias de cabeceira, onde nascem os rios, encontram-se em propriedades rurais, a preservação da qualidade da água deve iniciar pelo meio rural. Dependendo da atividade que o produtor deseja praticar, para que ela seja conduzida de forma eficiente, torna-se necessário construir uma barragem. Porém, a atual legislação referente à preservação dos recursos ambientais reconhece que os cursos d’água, mesmo aqueles que se  localizam em propriedades particulares, são áreas de preservação permanente e, por isso, a construção de uma barragem, que geralmente é feita interceptando um curso d’água, não poderá ser uma decisão exclusivamente do produtor.

É preciso haver uma autorização dos órgãos competentes com base em comprovação de que a obra será de interesse público ou que favorecerá o desenvolvimento social da região. É preciso, também, haver comprovações de que a construção da barragem será conduzida seguindo critérios técnicos adequados que resultarão em uma barragem eficiente, segura, sem riscos de arrombamentos e dentro das normas de preservação do meio ambiente.

Uma barragem de terra é uma estrutura construída em sentido, geralmente, transversal ao fluxo de um curso d’água, de tal forma que permita a formação de um reservatório artificial. Esse terá a finalidade de acumular água ou elevar o nível do curso. Quando apenas as águas das chuvas serão acumuladas no reservatório, ele é denominado de açude; já aqueles reservatórios que têm regime normal de abastecimento (córregos, riachos ou rios) são denominados de represas.

Dependendo da atividade que o produtor deseja praticar, torna-se necessário a construção de uma barragem.

Dependendo da atividade que o produtor deseja praticar, torna-se necessário a construção de uma barragem.

A construção de uma barragem poderá ser feita visando atender a diversas situações, tais como permitir o abastecimento uniforme de água para comunidades; armazenar água para ser utilizada em irrigações; elevar o nível de um curso de água para possibilitar o abastecimento, por gravidade, a sistemas de irrigação, pisciculturas, criatórios de animais (bovinos, equídeos, aves), entre outros; e possibilitar a instalação de rodas d’água, associadas a bombas de pistão, para realizar bombeamento de água, possibilitando a criação de peixes em tanques-rede; entre outras.

Apesar de ser bastante fácil construir uma barragem, para que ela seja feita com segurança e seja eficiente, torna-se necessário entender os elementos que a constituem; saber avaliar se um determinado local é adequado para construí-la; e dominar as técnicas construtivas.

Com o objetivo de mostrar os critérios técnicos, que garantirão uma barragem eficiente, segura e sem riscos de arrombamentos, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Construções de Pequenas Barragens de Terra”, no qual você receberá informações do professor José Dermeval Saraiva Lopes, engenheiro agrícola, mestre em engenharia agrícola, com grande experiência prática.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Na construção das barragens de terra são utilizados materiais naturais e equipamentos simples. Elas são ideais de serem construídas em vales abertos; em locais que possuam grandes quantidades de solo argiloso ou areno-argiloso; e que disponha, pelo menos, em uma de suas laterais, de um espaço que possibilite a construção de um extravasor, sem a necessidade de fazer grandes cortes no terreno. Todo o solo retirado na abertura do extravasor deverá ser aproveitado para a construção do corpo da barragem.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?