O Asterisk apresenta inúmeras opções de recursos que você pode utilizar ao implantá-lo em uma empresa.
O PABX Asterisk possui uma grande variedade de funções, seja para a administração do sistema de telecomunicações da empresa, seja como meio de manipulação e gerenciamento das ligações. Esse gerenciamento se inicia com o fluxo de chamadas. Dependendo do canal utilizado, as chamadas Voip ou telefonia local, por exemplo, são manipuladas de forma diferenciada, com o objetivo de diminuir custos ou de melhorar a qualidade da voz.
Considerando ainda esse fluxo de chamada, mas agora também o ramal ou o usuário, podemos embutir uma série de outras funções, como transferência de chamadas, correio de voz, conferência, mensagem de voz e muitas outras.
A lista desses recursos de configuração do Asterisk é bastante grande, porque o mesmo incorpora desde os mais simples até os mais elaborados, existentes nos PABX de custo elevado, como a Unidade de Resposta Audível, também conhecida como URA. Além desses, frequentemente estão sendo desenvolvidos novos recursos.
Oferece, ainda, outras vantagens que poucos PABXs podem incorporar, como a implementação paulatina dos recursos, de acordo com as exigências de crescimento da empresa, de forma fácil e sem maiores custos. Outro diferencial é o catalogo de telefones da empresa disponível de forma audível, diretamente no telefone.
O curso CPT Como Montar Uma Central PABX Asterisk, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, foi realizado para que você possa implantar o sistema PABX, desde os mais simples até os mais sofisticados existentes no mercado. Aborda os assuntos:
Hardware necessário e instalação do Asterisk
- História da telefonia
Telefonia analógica
Digital
O que é VoIP?
- O que é Asterisk?
- Hardware
Placas para ligar as linhas telefônicas e interfaces de GSM - Celular
Equipamentos para VoIP
Interface celular - GSM
- Instalação do Asterisk
Instalação do módulo DAHDI
Instalação manual do Asterisk
- Pastas de arquivos de configuração
- Local de outros módulos de configuração do Asterisk
- Inicializando o Asterisk
- Configuração da placa FXO
Criação de ramais
- O arquivo sip.conf
- Conexão para chamadas externas
Configurando o Asterisk para receber chamadas
- Recebendo ligações externas
- URA
Formas de execução de áudio
Gravando e rodando uma gravação de áudio
Convertendo áudio
- Implementando a URA
- Recebimento de chamadas automáticas em ramais
Outros recursos do Asterisk
- Sala de conferência
- Mensagens padrão do Asterisk em português
- Gravação de mensagens ou voicemail
- Transferência de ligação
- Gravação de chamadas efetuadas no sistema - Acessando os arquivos gravados
- Música em espera
- Outros comandos do arquivo extensions.conf
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
O Asterisk apresenta inúmeras opções de recursos que você pode utilizar ao implantá-lo em uma empresa. Alguns deles farão parte de praticamente todas as instalações, como a transferência de chamadas, recurso básico de um PABX. Outros serão necessários somente em casos especias, como é o caso de conferências ou a unidade de resposta audível. O fato de configurar ou habilitar esses recursos não quer dizer que ele ficará disponível para todos os usuários de sua empresa.
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Comentários
Napoleão
10 de set. de 2013esse curso Curso de PABX Asterisk ele e de 3 apostila ou vem tudo em uma só apostila, pois estou interessado a comprar este curso, eu aguardo resposta Obrigado.
Resposta do Portal Cursos CPT
10 de set. de 2013Olá, Napoleão!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos