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O gerente que sabe ouvir os funcionários

O gerente que sabe ouvir os funcionários

 

Os antigos já diziam que ouvir é uma arte. Saber ouvir, então, nem se fala. A demonstração de interesse pelos problemas das pessoas com as quais convivemos é de grande importância na solução das nossas questões principais.

Quando as pessoas sentem que seus pontos de vista estão sendo compreendidos e levados em consideração, elas se tornam mais maleáveis, sentem-se mais seguras e dispostas a colaborar.

Não recomendamos a ninguém ficar repetindo os fins de frase para demonstrar interesse. A atenção pode ser expressa por meio de um olhar atencioso, acenos de cabeça ou mesmo anotações dos pontos principais.

Caso seja necessário, após ouvir as recomendações da pessoa em questão, use expressões do tipo “(...)entendi que existem os seguintes pontos que são os de maior relevância para você(...) considerando tudo isto, sugiro que(...)”.

Seja enfático, se necessário, mas não deixe dúvidas de que tudo está claro e que as soluções que você está apresentando levam em consideração as reais necessidades do seu interlocutor.

Mostre que, além de apresentar soluções sob medida, você é uma pessoa interessada no problema em questão, apta a compreender situações especiais.

Nesse ponto, enfatizamos: somente serão válidas as negociações nas quais os dois lados percebam claramente os ganhos da negociação.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área de Gestão Empresarial entre eles o Curso Treinamento de Gerente de Loja, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Por Andréa Oliveira.

Saiba mais sobre o gerente e seu papel na empresa, acessando os links abaixo:

O gerente e o jogo de cintura na empresa

O gerente e a proatividade na empresa

O gerente e as boas negociações na empresa

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