Agir, tomar a iniciativa, demandar pela solução ou resposta. Isto é ser proativo, mas responsável. Isto é essencial na postura de um gerente. É isto afinal que se espera de um cargo como este: uma postura ágil, criativa, que solucione os problemas da empresa, visando sempre às metas previamente estabelecidas.
Como ser líder se não se tem objetivos claros?
"Tenha sempre claros os objetivos essenciais de sua vida, sob todos os aspectos. Seja profissional, familiar e amigo. Estabeleça formas factíveis de ação, de curto, médio ou longo prazo, que possibilitem alcançar as metas estabelecidas", afirma Marcos Lanna, professor do Curso Treinamento de Gerente de Loja, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Faça planos, agende cursos. Use a proatividade em seu benefício. Tome as rédeas de sua vida e direcione no sentido de suas realizações.
Como orientar funcionários se não se tem nítidos os caminhos que vamos percorrer?
Organize prioridades. Saiba separar as diversas demandas do dia: pouco importantes, muito importantes, pouco urgentes e muito urgentes.
Alguns exemplos serão úteis para o entendimento:
-Um telefone tocando é urgente, mas não necessariamente importante;
-Um incêndio é potencialmente importante e urgente;
-Um cliente exaltado em uma loja é importante e urgente;
-Um planejamento a ser feito é importante, muito importante, mas muitas vezes não é urgente.
A dica nesse caso é, sendo estabelecidas as metas, dar real valor aos caminhos para alcançá-las.
Vamos imaginar uma empresa cujo gerente tem por finalidade o aumento da lucratividade da loja. Sendo assim, ele traçou como ações importantes do seu dia a análise das vendas, o estudo das despesas, os valores de CMV (Custo de Mercadoria Vendida) relacionados a essas vendas, o cumprimento das metas de giro da loja, entre outros.
Acontece que esse gerente não consegue fazer nada disto. Sempre acontecem coisas urgentes, a loja parece um incêndio sem fim. É aí que entra a necessidade da proatividade em benefício do desempenho do gerente.
Nesses momentos, é importante se afastar da loja em questão e estabelecer um profundo senso crítico: como solucionar essas emergências que, no fundo, não são importantes e que tomam grande parte do tempo produtivo? “Como fazer para realizar as tarefas que realmente me levarão ao objetivo necessário?”
Por isso, tenha sempre em mente as metas a serem alcançadas.
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Por Andréa Oliveira.
Saiba mais sobre o gerente e seu papel na empresa, acessando os links abaixo:
O gerente e o jogo de cintura na empresa
O gerente e as boas negociações na empresa
O gerente que sabe ouvir os funcionários
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