Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Fidelização de Clientes Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso de Matemática Financeira Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Administração de empresas - classificação de produtos quanto à disponibilidade

Administração de empresas - classificação de produtos quanto à disponibilidade

 

A classificação dos produtos quanto á disponibilidade procura categorizar os produtos de consumo, ou seja, produtos que os consumidores finais adquirem para seu uso pessoal, em três categorias, de acordo com a disponibilidade desses bens e com o grau de esforço que os consumidores despendem na sua aquisição.

Produtos de conveniência

Como o nome sugere, os produtos de conveniência são itens para os quais o consumidor não está disposto em despender muito tempo e esforço para adquiri-los. Em geral, são produtos baratos e de compra frequente, com os quais o consumidor faz pouca ou nenhuma comparação.

Em supermercados, farmácias, postos de gasolina, muitos produtos são comprados pelos consumidores como produtos de conveniência.

As empresas que oferecem esses itens deverão facilitar a compra, colocando-os em locais mais acessíveis.

Na escolha da localização, as empresas que vendem produtos de conveniência devem escolher pontos bem próximos e de fácil acesso ao mercado consumidor.

A maior parte dos produtos comprados por impulso, como revistas, balas, salgadinhos, são produtos de conveniência, pois não seriam comprados caso não estivessem facilmente acessíveis.

Produtos de compra comparada

São aqueles em que o consumidor realiza comparações durante o processo de seleção e compra.

Nesse processo, os consumidores despendem razoável esforço na busca de informações para fazer comparações em termos de preço, estilo, qualidade e muitas outras características, tais como: eletrodomésticos, roupas, móveis.

Em geral, são produtos mais caros e comprados com menos frequência do que os produtos de conveniência.

As empresas devem ressaltar os aspectos considerados pelos consumidores no processo de comparação entre os diferentes tipos de produtos. Assim, existem consumidores mais sensíveis ao preço, para os quais o comparativo de preços entre diferentes alternativas é o fator mais importante.

Para outros, a elegância do estilo ou a durabilidade do produto poderão ser aspectos mais valorizados.

Na escolha da localização, as empresas que vendem produtos de compra comparada, como lojas de confecções, preferem estar localizadas em centros comerciais, como Shopping Center, ao lado de lojas semelhantes, para facilitar o processo de comparação dos consumidores.

Especialidade

São produtos de marcas sofisticadas, que possuem características únicas, para motivar consumidores a despender grandes esforços e a percorrer grandes distâncias para sua aquisição. Os consumidores já sabem o que querem, não fazem comparações, nem aceitam substitutos.

Como exemplo de produtos de especialidade temos: móveis de design especial, confecções de marcas exclusivas e objetos de arte.

A empresa deverá ressaltar a exclusividade de suas ofertas e reforçar a lealdade do consumidor à marca e à loja.

Quanto às decisões de localização, não precisa estar em pontos convenientes, porém, deve conseguir comunicar claramente sua localização para seu público alvo.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Gestão Empresarial, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado.

Acesse os links abaixo e aprenda mais sobre Administração de Estoques:

Controle de venda e estoque

Atribuições de controle do estoque

Por que existe estoque

As finalidades de se administrar o estoque

Tipos de estoque

Tipos de estoque de produtos prontos

Classificação dos estoques

Classificação dos estoques quanto à durabilidade

Cases de sucesso

Ficha de controle físico-financeiro do estoque

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Cursos Relacionados

Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Marketing para Pequenas Empresas

Com Prof.ª Katsuê Watanabe

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso

Com Prof. Nelson Maciel e Prof.ª Raquel Carneiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Gerente de Loja

Com Prof. Marcos Lanna

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Como Administrar Pequenas Empresas

Com Prof. Hélvio Tadeu

R$ 468,00 à vista ou em até 12x de R$ 39,00 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing

Com Prof. Adriano Godoy

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Segurança Patrimonial para Empresas

Com Prof. Plácido Soares

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Outros artigos relacionados à área Gestão Empresarial

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade