A classificação dos produtos quanto á disponibilidade procura categorizar os produtos de consumo, ou seja, produtos que os consumidores finais adquirem para seu uso pessoal, em três categorias, de acordo com a disponibilidade desses bens e com o grau de esforço que os consumidores despendem na sua aquisição.
Produtos de conveniência
Como o nome sugere, os produtos de conveniência são itens para os quais o consumidor não está disposto em despender muito tempo e esforço para adquiri-los. Em geral, são produtos baratos e de compra frequente, com os quais o consumidor faz pouca ou nenhuma comparação.
Em supermercados, farmácias, postos de gasolina, muitos produtos são comprados pelos consumidores como produtos de conveniência.
As empresas que oferecem esses itens deverão facilitar a compra, colocando-os em locais mais acessíveis.
Na escolha da localização, as empresas que vendem produtos de conveniência devem escolher pontos bem próximos e de fácil acesso ao mercado consumidor.
A maior parte dos produtos comprados por impulso, como revistas, balas, salgadinhos, são produtos de conveniência, pois não seriam comprados caso não estivessem facilmente acessíveis.
Produtos de compra comparada
São aqueles em que o consumidor realiza comparações durante o processo de seleção e compra.
Nesse processo, os consumidores despendem razoável esforço na busca de informações para fazer comparações em termos de preço, estilo, qualidade e muitas outras características, tais como: eletrodomésticos, roupas, móveis.
Em geral, são produtos mais caros e comprados com menos frequência do que os produtos de conveniência.
As empresas devem ressaltar os aspectos considerados pelos consumidores no processo de comparação entre os diferentes tipos de produtos. Assim, existem consumidores mais sensíveis ao preço, para os quais o comparativo de preços entre diferentes alternativas é o fator mais importante.
Para outros, a elegância do estilo ou a durabilidade do produto poderão ser aspectos mais valorizados.
Na escolha da localização, as empresas que vendem produtos de compra comparada, como lojas de confecções, preferem estar localizadas em centros comerciais, como Shopping Center, ao lado de lojas semelhantes, para facilitar o processo de comparação dos consumidores.
Especialidade
São produtos de marcas sofisticadas, que possuem características únicas, para motivar consumidores a despender grandes esforços e a percorrer grandes distâncias para sua aquisição. Os consumidores já sabem o que querem, não fazem comparações, nem aceitam substitutos.
Como exemplo de produtos de especialidade temos: móveis de design especial, confecções de marcas exclusivas e objetos de arte.
A empresa deverá ressaltar a exclusividade de suas ofertas e reforçar a lealdade do consumidor à marca e à loja.
Quanto às decisões de localização, não precisa estar em pontos convenientes, porém, deve conseguir comunicar claramente sua localização para seu público alvo.
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Atribuições de controle do estoque
As finalidades de se administrar o estoque
Tipos de estoque de produtos prontos
Classificação dos estoques quanto à durabilidade
Ficha de controle físico-financeiro do estoque
Por Andréa Oliveira.
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