Atualmente, não há lugar para controles informais de vendas e estoque nem para a falta de planejamento e organização das atividades empresariais. A cada dia, os mercados tornam-se mais competitivos e dinâmicos, exigindo decisões e respostas rápidas por parte dos empresários. Diante disso, a empresa que deseja ter sucesso no mercado deve estar apta a responder à pergunta: Como tornar a empresa mais competitiva, aumentando o volume de vendas e diminuindo o volume em estoques? O controle informatizado de vendas e estoques é uma das principais ferramentas de que as empresas dispõem para se manterem no mercado, de forma saudável, organizada, eficiente, competitiva e com o máximo de economia.
“Precisamos, com urgência, comprovar, de fato, nossa eficiência. Na empresa comercial, estoques significam mercadorias à disposição para vender. Na indústria, eles representam matéria-prima, produtos em processo de elaboração e produtos acabados. Já em uma prestadora de serviços, os estoques são o material de consumo disponível e necessário para o desempenho eficaz da sua atividade”, afirma o professor Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Produtos
Os produtos são definidos como objeto principal nas relações de troca, incluindo-se objetos físicos, serviços, personalidades, lugares, organizações e ideias.
Levando-se em consideração as definições e os objetivos do marketing, a tarefa maior de um produto é satisfazer as necessidades do mercado. Na perspectiva atual do marketing, as pessoas não compram um produto, as pessoas os adquirem para resolver seus problemas, ou seja, do ponto de vista do consumidor, um produto tem uma infinidade de significados, portanto, é o mercado quem o define.
Na verdade, toda empresa deveria considerar-se tanto produtora de bens quanto de serviços. Sabe por quê? As empresas que produzem produtos tangíveis (físicos) costumam prestar algum tipo de serviço associado (entrega, atendimento, pós-venda, entre outros). O mesmo ocorre com as empresas que prestam serviços. Estas costumam trabalhar com algum componente como: apostilas, material de apoio ao cliente, entre outros.
Portanto, prefira pensar na sua empresa como uma organização que atua nas duas áreas. Isso lhe dará mais oportunidade para trabalhar os detalhes. A definição dos diferentes produtos e serviços que um negócio irá oferecer aos seus clientes é fundamental para o seu sucesso. No entanto, essa definição depende da estratégia de negócios a ser adotada.
Estoque
Entende-se estoque como o conjunto de atividades desenvolvidas compreendendo o acúmulo, a guarda, o manuseio, a distribuição e o transporte de materiais para garantir, em determinado tempo, o fluxo contínuo e uniforme na produção e nas vendas da empresa. Em outras palavras, estoque é qualquer quantidade de matérias-primas, componentes, insumos, produtos em processo e produtos acabados, que são conservados, de forma improdutiva, por algum intervalo de tempo, e que são destinados à produção e às vendas.
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Acesse os links abaixo e aprenda mais sobre Administração de Estoques:
Atribuições de controle do estoque
As finalidades de se administrar o estoque
Tipos de estoque de produtos prontos
Classificação dos estoques quanto à disponibilidade
Classificação dos estoques quanto à durabilidade
Ficha de controle físico-financeiro do estoque
Por Andréa Oliveira.
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