WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cozinha Árabe - Receita de Laban (Coalhada fresca) e Labanie (Coalhada Seca)

Na cozinha árabe, há duas deliciosas receitas, conhecidas como Laban (Coalhada Fresca) e Labanie (Coalhada seca), ambas tradicionalmente originárias de uma cultura milenar, que encantam o paladar dos brasileiros

Receita de Laban

A Coalhada Fresca (Laban) é preparada com Raubi, um tipo de coalho, que dá ao prato acidez e uma textura suave ao paladar. Foto: Reprodução.

Conhecida como o primeiro alimento transformado que se tem notícia na história da humanidade, e consumida há séculos em todo o Mediterrâneo Oriental, a coalhada é um tipo de leite fermentado de elevado valor nutritivo, pois como ocorre nos demais leites fermentados, seus elementos são parcialmente pré-digeridos durante o processo de fermentação.

O elevado valor biológico das proteínas no leite fermentado é superior ao leite fresco, proporcionando o aumento da biodisponibilidade de vitaminas do complexo B, no intestino humano e a melhor absorção do cálcio pelo organismo.

“Além de seus inúmeros benefícios, a coalhada árabe é um prato tradicional de uma cultura milenar, que encanta e continuará encantando o paladar dos brasileiros”, afirma a professora Maria Halfa Chequer Andrade, do Curso Cozinha Árabe, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

A seguir, você aprenderá duas deliciosas receitas da cozinha árabe, conhecidas como Laban (Coalhada fresca) e Labanie (Coalhada seca).

Receita de Coalhada Fresca

A coalhada árabe é um prato tradicional de uma cultura milenar, que encanta e continuará encantando o paladar dos brasileiros.

Receita de Laban (Coalhada Fresca)

Ingredientes:

1 litro de leite;
1 copo de iogurte natural ou 2 colheres (sopa) de Raubi (coalho).

Modo de preparo:

Ponha o leite para ferver e quando este já estiver fervido, deixe-o esfriar por alguns minutos até que ele fique morno. Coloque-o em uma tigela de vidro onde não se esfrie rápido. Acrescente ao leite o iogurte natural, em temperatura ambiente, ou o Raubi (isca da coalhada). Coloque o Raubi em um pires e acrescente um pouco de leite, apenas para ele se dissolver e ficar bem pastoso.

Prepare o Raubi, colocando-o no leite morno e misture muito bem. Cubra a tigela com uma tampa e a envolva com um cobertor ou uma toalha felpuda que facilite o abafamento. Deixe a preparação em temperatura ambiente por seis horas.

Receita de Coalhada Seca

Para fazer a coalhada seca, coloca-se a mistura com o Raubi em um pano, (algodão ou morim), deixando que o soro escorra. Foto: Reprodução.

Receita de Labanie (Coalhada Seca)

Ingredientes:

1 litro de leite;
1 copo de iogurte natural ou 2 colheres (sopa) de Raubi;
1 colher (chá) de sal.

Modo de preparo:

Prepare o Laban ou a coalhada fresca. Acrescente o sal e misture para o sal se espalhar. Coloque a mistura dentro de um saco de pano, (algodão ou morim), e amarre-o firmemente. Pendure-o para escorrer todo o soro, e deixe- assim por algumas horas até que o soro seja todo eliminado.

Para a coalhada ficar bastante consistente, arrume uma tigela e coloque um pires virado dentro dela. Coloque o saco com a coalhada, por cima do pires, e deixe-o na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, retire a coalhada de dentro do saco de pano e a coloque em uma tigela.

A coalhada quando deixada dentro da geladeira, de um dia para o outro, torna-se mais consistente, em forma de patê mole. A coalhada pode, ainda, ser temperada com azeite e ervas. Para uma próxima coalhada, retire duas colheres do Labanie para servirem de isca.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Cozinha Profissional.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

maria neide ciochetti pestana

13 de mai. de 2021

Amei essas receitas árabes. muito obrigada.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de mai. de 2021

Olá, Maria Neide

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT disponibiliza na área o Online Cozinha Árabe, neste curso, a Professora Maria Halfa Chequer Andrade, culinarista e com anos de experiência em cozinha árabe, irá te mostrar como é feito o preparo de alguns dos pratos mais saborosos desta culinária: salada de berinjela, charutos de repolho, quibe assado, salada de grão de bico e muitas outras delícias do ramo!

Atenciosamente,

Erika

Ana Rosa Garcia Lopes

2 de out. de 2020

Copiei sua receita e vou fazê-la ainda hoje. Sou apaixonada por comida árabe. Hoje fia tabule no almoço. Está muito quente aqui. Obrigada. Vou continuar aqui pesquisando suas receitas. Amei. Abraços. Ana Rosa.

Resposta do Portal Cursos CPT

31 de ago. de 2021

Olá, Ana Rosa! Como vai?

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

Guilherme Jorge

24 de ago. de 2020

Quanto tempo ele dura na geladeira sem nenhum risco á saúde ?

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de set. de 2020

Olá, Guilherme!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em até uma semana na geladeira.

Atenciosamente

Lidiane Lisboa

julio carone

20 de jun. de 2018

gostei muito porque quero fazer coalhada seca.

Resposta do Portal Cursos CPT

21 de jun. de 2018

Bom dia Julio,

Para mais informações sobre o Curso Cozinha Árabe, nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!