WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Comida chinesa - características culinárias de algumas regiões da China

Dividida em oito regiões, cada qual com suas características próprias, a cozinha chinesa é famosa no mundo pela sua elevada técnica culinária e variedade dos pratos

Comida chinesa - características culinárias de algumas regiões da China

 

A cozinha chinesa, dividida em oito regiões, cada qual com suas características próprias, é famosa no mundo pela sua elevada técnica culinária e variedade dos pratos. Os principais são os de Shandong, Sichuan, Jiangsu, Guangdong, Beijing, Fujian, Anhui e Zhejiang, além dos pratos locais de Hunan, Yangzhou, Yunnan etc.

Características da culinária em Shandong

Os pratos de Shandong, consistentes, mas não-gordurosos, são famosos pelo seu aroma e frescura, por serem tenros e brandos. A “Carpa agridoce do rio Amarelo” é um dos pratos típicos de Shandong. Fazem-se vários cortes no peixe e cobre-se o peixe com ovo e farinha. Depois de frito, derrama-se sobre ele um molho preparado com açúcar, vinagre e fécula de milho dissolvida. O peixe fica tostado no exterior, mas tenro no interior sendo um prato de bom paladar. O “Frango à Dezhou”, de renome nacional, é muito tenro e fresco, quando se come frio ou quente.

A cozinha chinesa é famosa no mundo pela sua elevada técnica culinária e variedade dos pratos

A cozinha chinesa é famosa no mundo pela sua elevada técnica culinária e variedade dos pratos

Características da culinária em Sichuan

Os pratos de Sichuan são conhecidos pelo seu sabor picante e forte. O clima de Sichuan é úmido e o seu povo gosta muito de utilizar temperos, pimenta e gengibre na cozinha. Existem nos pratos de Sichuan doze sabores e o “sabor estranho” é um deles. Não realçando o picante e o salgado nem o doce e o acre, este sabor é um sabor composto pelos gostos picante, doce, salgado, acre e aromático, formando assim um sabor particular.

Características da culinária em Jiangsu

Os pratos de Jiangsu são conhecidos pelo seu sabor suave e um pouco doce. Presta-se a atenção ao caldo original e ao ingrediente principal, preparando-o através de cozer, estufar e guisar. O “Sável cozido ao vapor” é um prato típico de Jiangsu. Abre-se o peixe em duas partes sem tirar as escamas. Coloca-se num prato junto com fatias de fiambre, cogumelo e rebentos de bambu, gordura de porco e outros temperos e cozinha-se depois ao vapor.

Características da culinária em  Guangdong

Nos pratos de Guangdong presta-se atenção ao fritar e refogar. Os ingredientes são variáveis e os pratos, famosos por serem frescos e tenros. O prato “Luta entre o dragão e o tigre” agrada muito tanto a chineses e como a estrangeiros. O prato é preparado com carne de três variedades de serpente (o dragão) e de guaxinim (o tigre). O prato é tenro e aromático e quando é servido, come-se com folhas frescas de limão e pétalas de crisântemo. Diz-se que a carne da serpente tem funções analgésicas, contra o frio e permite a expulsão de muco, além de ser um tônico do sangue. A bile de serpente é também eficaz contra algumas doenças. Por isso os pratos feitos com serpentes são, para os cantonenses, petiscos das estações de outono e inverno.

Os pratos de Beijing, capital da China, atraem também muito a atenção dos amigos estrangeiros

Os pratos de Beijing, capital da China, atraem também muito a atenção dos amigos estrangeiros

Características da culinária em  Beijing

Os pratos de Beijing, capital da China, atraem também muito a atenção dos amigos estrangeiros, cujos pratos de renome nacional são “Pato laqueado”, “Pratos da corte” e “Marmita mongol”. Os pratos são conhecidos pela sua delicadeza depois de fritos, salteados, assados e cozidos.

Conheça os Cursos CPT, da área Cozinha Profissional, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

 - Curso CPT Cozinha Chinesa

 - Curso CPT Cozinha Mineira

 - Curso CPT de Cozinha Japonesa

 - Curso CPT Cozinha Árabe

 - Curso CPT de Cozinha Internacional - Parte 1

 - Curso CPT de Cozinha Internacional - Parte 2

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!