WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Brincar, comer e aprender ao mesmo tempo e em quatro etapas. Saiba como isto é possível

Muitas vezes, sem ao menos provar, as crianças se recusam a comer alguns alimentos, como frutas, legumes e verduras. Está na hora, então, de convidá-los a preparar seus próprios alimentos

Brincar, comer e aprender

Muitas vezes, sem ao menos provar, as crianças se recusam a comer alguns alimentos, como frutas, legumes e verduras. Forçá-los? Nem pensar, pois esta atitude pode ser traumática tanto para elas quanto para os pais.

Está na hora, então, de convidá-los a participar da preparação dos próprios alimentos; é hora de chamá-los para colocarem as pequenas mãos na massa e, juntos, com muita criatividade e bom humor, preparar pratos saborosos e nutritivos, doces e salgados.

O resultado? Muito positivo, diga-se de passagem, já que é possível, ao mesmo tempo, adquirir conhecimento enquanto cozinham, aprendendo sobre os ingredientes que comporão os pratos; despertar curiosidades; aguçar a imaginação; e, ainda, sentir vontade de comer o que foi, com muitas brincadeiras lúdicas, preparado.

Em quatro etapas, saiba como isto é possível:


1- Indo às compras

- Antes de sair de casa, anuncie a receita. Fale um pouco sobre ela, o quanto é saborosa e saudável e como será divertido prepará-la;
- Mostre, se possível, imagens e fale sobre os ingredientes que irão comprar. Nesta hora, peça que prestem atenção nos formatos, cores, tamanhos, estado físico (se bom para o consumo ou estragado) e que imaginem como deve ser o cheiro desses ingredientes;
- No mercado, peça que busquem os itens constantes na lista e na quantidade necessária para a preparação da receita;
- Alerte as crianças sobre o estado físico dos ingredientes, ou seja, peça que escolham apenas aqueles em bom estado. Se necessário, ensine-os como escolher.

Itens trabalhados:

- Imaginação;
- Visualização e memorização de imagens;
- Cores;
- Formas geométricas;
- Sentidos (tato e visão);
- Matemática.


2- Pondo a mão na massa

Em casa, prepare a cozinha de forma a diminuir ao máximo o risco de acidentes domésticos, deixando, ao alcance das mãos, apenas o material necessário para a preparação da receita. Ao manipular os ingredientes, peça que:

- Observem o que você está fazendo com bastante atenção;
- Ajudem, por exemplo, a contar medidas e unidades, pegar algum utensílio (de menor porte, leve e que não ofereça perigo), descascar frutas, descartar restos, separar o lixo, marcar o tempo, manipular o preparo (se possível), entre outros.

Itens trabalhados:

- Concentração;
- Atenção;
- Cooperação;
- Matemática;
- Coordenação;
- Correta forma de descartar o lixo;
- Noção de tempo;
- Senso de limpeza.


3- Fazendo a decoração
Nada é mais divertido que enfeitar e para as crianças, então, essa etapa vira uma brincadeira sem fim. Deixe que soltem toda a sua criatividade e imaginação. Peça que eles próprios decorem ou opinem sobre a melhor forma de decorar a receita preparada.

Se irão sujar as roupas e o chão? Com toda certeza do mundo, mas é aí que entra a melhor parte, pois é neste momento, por meio de brincadeiras e descontrações, que você pode ensinar e, ao mesmo tempo, despertar nos pequenos a vontade de comer aquilo que eles próprios prepararam.

Então, seja criativo. Tenha à disposição vários produtos para decorar. Se a receita for doce, por exemplo, waffles, chocolate granulado, confetes de chocolate, jujubas, frutas inteiras e picadas, caldas de chocolate, morango, baunilha, marshmallow, são ótimas opções para esta finalidade. Se a receita preparada for salgada, faça desenhos nos pratos com os próprios alimentos. Para decorá-los, por exemplo, use cenouras, salsinha, cebolinha, azeitonas, uva-passa, macarrão, legumes variados, ovos cozido, ervilha, maionese, entre outros.


Itens trabalhados:

- Criatividade;
- Imaginação;
- Segurança;
- Iniciativa;
- Curiosidade.


4- Limpando a sujeira
Por mais superficial que seja, limpar a sujeira produzida faz parte do ensinamento. É importante que as crianças cresçam sabendo que “se sujou, tem de limpar” e é bom que aprendam esta regra em casa. Sendo assim:

- Peça que recolham o lixo;
- Peça que separem o lixo em categorias (papel, plástico, vidro, orgânico e metal). Antes porém, para evitar acidentes, verifique se não há entre os descartes algum material cortante, como copos quebrados ou latas abertas.
- Aproveite o momento para ensiná-los o quanto é importante para a saúde e para a preservação do meio ambiente livrar-se da sujeira de modo correto;
- Ao lavar os vasilhames, instrua-os sobre a necessidade de economizar a água, assim como a energia;
- Peça-lhes ajuda para secar e guardar os vasilhames;
- Peça-lhes para ajudarem a varrer a cozinha.

Itens trabalhados:

- Economia;
- Preservação do meio ambiente;
- Higiene;
- Saúde;
- Companheirismo;
- Partilhar;
- Ajuda mútua;
- Organização;
- Socialização.

Agora, é só acalmar a galerinha, arranjar um local que acomode todos e convidá-los a comer (se é que algum apressadinho já não tenha feito isto).


Conheça os Cursos CPT da área Cozinha Profissional.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Revista O Globo.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?