
As lagartas atacam o pomar, em períodos secos do ano, de junho a agosto, principalmente as folhas novas.
Pulgões
Os pulgões (Myzus persicae e Aphis gossypii) são pequenos insetos, de aparência delicada, que trazem sérios danos ao maracujazeiro. Eles vivem em colônias e transmitem, ao sugar as partes tenras das plantas, uma doença conhecida como vírus do endurecimento dos frutos do maracujazeiro (Passion fruit woodness virus), doença que pode arrasar com seu pomar.
CONTROLE
As plantas com sintomas da virose devem ser imediatamente erradicadas. Da mesma forma, deve ser evitado o plantio, nas imediações do pomar, de espécies hospedeiras dos pulgões, tais como: pepino, melancia, abóbora, melão, ervilha e tomate.
Percevejos
Os percevejos sugam a seiva de todas as partes da planta, ocasionando a queda de botões florais e de frutos novos e o murchamento de frutos mais desenvolvidos. Os percevejos depositam seus ovos na face inferior das folhas, em número de seis a nove. Já as larvas e ninfas preferem os brotos.
CONTROLE
Inicialmente, o controle dos percevejos deve ser feito por métodos culturais, que consistem em manter o mato roçado no interior e nas áreas próximas à lavoura, bem como na eliminação das plantas daninhas hospedeiras, como é o caso do Melão-de-São-Caetano. Se mesmo assim a praga continuar presente no pomar, o controle químico poderá ser feito por meio de pulverizações com inseticidas prescritos por um engenheiro agrônomo.
Lagartas
As lagartas atacam o pomar, em períodos secos do ano, de junho a agosto, principalmente as folhas novas. As borboletas colocam seus ovos na face inferior das folhas, de onde saem as lagartas, que passam a comer as folhas, reduzindo a área fotossintética, afetando a produção. Em plantas jovens, os prejuízos podem ser maiores, porque as lagartas podem causar desfolha total, levando-as à morte, no caso de ataques sucessivos.
Depois de comerem as folhas, as lagartas se transformam em pupa e, em seguida, em borboleta, que é a fase adulta. As espécies frequentemente encontradas atacando o maracujazeiro são: Dione juno juno, que apresenta hábito gregário, formando densas colônias nas folhas, e Agraulis vanillae vanillae, que faz posturas isoladas.
CONTROLE
O controle das lagartas pode ser feito por meio de pulverizações com os inseticidas prescritos por um engenheiro agrônomo.
Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Fruticultura, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Produção de Maracujá.
Por Andréa Oliveira.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre as Pragas e Doenças do Maracujá:
PRAGAS DO MARACUJÁ
Controle da Mosca-das-Frutas, Mosca-do-Botão-Floral e Tripes
Controle da Broca-do-Maracujazeiro, Besouro-das-Flores e Besouro-do-Botão Floral
Controle das abelhas domésticas e Irapuás
Como usar defensivos para o controle de pragas
DOENÇAS DO MARACUJÁ
Controle do Damping Off, Antracnose, Verrugose, Septoriose e Alternariose
Controle da Fusariose ou Murcha e Podridão-do-Colo
Medidas preventivas contra a Morte Prematura
Como usar defensivos para o controle de doenças
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

rogerio bernadino da silva
5 de mar de 2020tenho um pé de maracuja, ele estava cheio de flores, uns 3 depois 50 por cento das folhas começaram a murchar, o que devo fazer, é praga ou é falta de agua

Resposta do Portal Cursos CPT
18 de mar de 2020Olá Rogério,
Neste caso, sugerimos que você procure a avaliação de um engenheiro agrônomo especializado.

Cleodon
17 de out de 2019Repelente de detergente neutro e bom para matar pragas.

Resposta do Portal Cursos CPT
17 de out de 2019Olá, Cleodon
Como vai?
Temos o curso Produção de Maracujá que, além de vários outros assuntos, aborda sobre o controle de pragas e doenças.
Acesse o link https://www.cpt.com.br/cursos-fruticultura-agricultura/producao-de-maracuja e conheça mais sobre o curso.
Atenciosamente,
Erika Lopes

Ronaldo Gomes Delfino
23 de fev de 2019Muito bom gostei

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de fev de 2019Olá Ronaldo,
Agradecemos a visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

AiltoDe Melo
23 de jun de 2018Gostaria de saber tudo sobre maracujá e hortaliças

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de jun de 2018Bom dia Ailto,
Para mais informações, cadastramos seu e-mail em nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Dulce
18 de jun de 2018Meu pé de maracugina fica carregando do frutos pequenos, mas de repente, eles murcham e caem, sem crescerem, agente abre eles e tá cheio de larvas, o que fazer?? O lugar onde ele está, é limpo não tem mato... E tem horário de sol e horário de sombras, e as vezes cai tbm as flores.... O que eu faço???

Resposta do Portal Cursos CPT
19 de jun de 2018Bom dia Dulce,
Você deverá procurar um técnico agrícola para auxiliá-la na aplicação de produtos químicos que combatam as pragas.
Atenciosamente,
Mariana Caliman Falqueto

Jessica santos
28 de abr de 2018Oi tenho um pé de maracuja ele é novo e estar começando a dar frtutos mais tem um porem as folhas estao todas cheios de furinhos ta a coisa mais feia e tem muitos largatos e outros tipo de bicho o que devo fazer.me a judem por favor

Resposta do Portal Cursos CPT
30 de abr de 2018Olá Jessica,
Recomendamos que consulte um técnico agrícola em sua região para um correto tratamento de sua frutífera.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Everaldo
22 de nov de 2017Plantação maracujá

Renata jesus de Souza
23 de out de 2017Todas as flores do meu pé de maracujá estão ficando muchas e caindo o que devo fazer

Resposta do Portal Cursos CPT
23 de out de 2017Olá, Renata.
Você deverá procurar um técnico agrícola para auxiliá-la na aplicação de produtos químicos que combatam as pragas do maracujazeiro.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

CLEIDE DE ALCANTARA PASSOS SANTOS
9 de out de 2017Só tenho um pé de maracujá, o podei no final de agosto, agora ele está nascendo novamente e as folhas novas estão igual a imagem das folhas que são atacadas por lagartas. O que devo fazer?

Resposta do Portal Cursos CPT
9 de out de 2017Olá, Cleide.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. O maracujazeiro pode sofrer ataque de diversas lagartas, sendo duas as mais frequentes. Recém-nascida, a Dione juno juno mede cerca de 1,5 milímetro de comprimento, tem coloração amarelo-escura e corpo recoberto de espinhos. Várias delas juntas formam densas colônias nas folhas. Quando bem desenvolvida, a Dione juno juno passa a ter 30 a 35 milímetros de comprimento e torna-se escura. Na fase adulta, é uma borboleta alaranjada com as margens das asas pretas, medindo aproximadamente de 50 a 70 milímetros. Além de alaranjada, a Agraulis vanillae vanillae na fase adulta é uma borboleta com diversas manchas negras espalhadas nas asas. Faz posturas isoladas, encontrando-se, portanto, ovos e, posteriormente, lagartas sozinhas. O ataque das duas pragas provoca redução da área foliar, retardando o crescimento da planta, o que pode afetar a produção. Os prejuízos são mais acentuados em plantas jovens, pois podem causar desfolhas totais e levá-las à morte. A maior incidência dessas lagartas ocorre no período seco do ano, de abril a agosto. Em áreas pequenas, recomenda-se o controle por meio da catação manual e, em extensas, indica-se um inseticida biológico à base de Bacillus thuringiensis, em aplicações semanais, na dosagem de 100 gramas por 100 1itros (300 a 600 1itros por hectare de calda). Existem outros produtos registrados para a cultura, à base de clorfenapir e cloridrato de cartape, que poderão ser utilizados. No caso de optar por inseticidas, você precisará de um receituário elaborado por um engenheiro agrônomo, com orientações de dose, cuidados na aplicação e período de carência do produto.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.

Sérgio Euclides da Silva Guedes
16 de jun de 2017Quero acabar com as lagartas que invadem o pé de maracujá

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de jun de 2017Olá, Sérgio.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A melhor forma de se livrar das lagartas é através de inseticidas.
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.