WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Doenças do maracujá: Damping Off, Antracnose, Verrugose, Septoriose e Alternariose

A antracnose ataca, normalmente, durante o verão, quando a temperatura e a umidade estão altas. É causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides.

Doenças do maracujá: Damping Off, Antracnose, Verrugose, Septoriose e Alternariose   Artigos CPT


“O tombamento do maracujazeiro, ou Damping Off, é causado pelos fungos Rhyzoctonia, Fusarium e Phytophthora.

É uma doença que se caracteriza por uma lesão na região entre as raízes e o caule do maracujazeiro, que acaba por provocar o seu tombamento e morte”, diz o professor Waldir Vicente dos Santos do Curso CPT de Produção de Maracujá. 

O excesso de água na sementeira, o excesso de sombreamento e o uso de solo já contaminado favorecem o aparecimento da doença.

Controle
O controle do Damping Off se faz com o manejo correto da sementeira ou com o uso de pentacloronitrobenzeno, para o fungo Rhizoctonia; de benomil, para o Fusarium; e de fosetyl-AL, para o Phytophthora.


Antracnose


A Antracnose ataca, normalmente, durante o verão, quando a temperatura e a umidade estão altas. É causada pelo fungo Colletotrichum gloeosporioides. Percebe-se o ataque da doença quando surgem manchas circulares relativamente grandes, com aspecto aquoso, frequentemente localizadas no limbo foliar.

Posteriormente, as manchas ficam pardacentas, surgindo, às vezes, anéis concêntricos, com pontuações negras e salientes, devido à proliferação do fungo. Em consequência, ocorre uma intensa desfolha da planta, os ramos ficam com manchas descoloridas, que se transformam em cancros, expondo o lenho e ocasionando a morte e seca dos ponteiros. Surgem, também, manchas aquosas nos frutos do maracujazeiro, que podem evoluir tanto para a necrose quanto para a podridão mole, o que normalmente afeta a polpa e causa a sua deterioração.

Controle
O controle da Antracnose é feito por meio do uso de defensivos, como Cercobin 700 PM e Cercobin 500 SC, prescritos por engenheiro agrônomo.


Verrugose ou Cladosporiose


A Verrugose é uma doença causada pelo fungo Cladosporium herbarum, que ataca as folhas, os ramos e os frutos do maracujazeiro. A doença incide mais, quando a temperatura está amena, em torno de 15 °C a 22 °C. As folhas ficam com manchas circulares de 5,0 mm, principalmente as folhas mais novas, as quais, mais tarde, sofrem necrose e caem. Os ramos, as gavinhas e os frutos apresentam lesões circulares e translúcidas que, depois, cobrem-se de tecido corticoso, áspero e saliente, de cor parda, com aspecto de “verrugas”.

Controle
O controle da verrugose é feito por meio do uso de defensivos, como Dacobre PM, prescrito por engenheiro agrônomo.


Septoriose


A Septoriose ataca, normalmente, no final da época chuvosa. As folhas do maracujazeiro apresentam manchas de aspecto aquoso, levemente circulares, que, posteriormente, tornam-se cloróticas, com um halo amarelado. Em consequência do ataque da doença, ocorre uma grande desfolha da planta e morte dos ramos ponteiros, provocando, posteriormente, um superbrotamento.

Controle
O controle da Septoriose é feito por meio do uso de defensivos, como Tecto 450, Tecto 600 e Cerconil PM, prescritos por engenheiro agrônomo.


Alternariose


A Alternariose ataca as folhas e os ramos do maracujazeiro, principalmente quando há altas temperaturas e umidade. As folhas e os ramos apresentam pequenas manchas de aspecto deprimido e coloração pardo-avermelhada. Posteriormente, surgem anéis concêntricos, no interior da área afetada, também pardo-avermelhados. Os ramos podem sofrer anelamento e morte da parte terminal.

Controle
O controle da Alternariose é feito por meio do uso de defensivos, como Rovral SC e Dacobre PM, prescritos por engenheiro agrônomo.


Gostou da matéria? Quer aumentar seus conhecimentos sobre o assunto? Leia mais abaixo:


Controle preventivo


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!


 


Conheça os Cursos CPT, da área Fruticultura.
Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Carlos Alberto Ribeiro do Carmo

5 de abr. de 2023

Muito proveiso vou aplicar na minha roça de maracuja

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de abr. de 2023

Olá, Carlos Alberto! Tudo bem?

Agradeço sua visita em nosso site!

Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo!

Em breve, um de nossos consultores entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada. Nosso DDD é 31.

Acesse o link e conheça mais sobre o nosso Curso Online Produção de Maracujá.

https://www.cpt.com.br/cursos-fruticultura-agricultura/producao-de-maracuja

Abraço!!

Equipe CPT

Reginaldo José da Silva

1 de fev. de 2022

Boa explicações

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?