WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Pragas e doenças do maracujá - controle preventivo

O controle preventivo de pragas e doenças do maracujá, após a germinação, é imprescindível para se obter boa produtividade da cultura, bem como evitar prejuízos ao produtor

Pragas e doenças do maracujá: controle preventivo2   Artigos Cursos CPT
 

O controle preventivo de pragas e doenças do maracujá, após a germinação, é imprescindível para se obter boa produtividade da cultura, bem como evitar prejuízos ao produtor. Há, no mercado, produtos bastante eficientes como o Cartap, o Óxido Cuproso, o Oxicloreto de Cobre e a Agrimicina. No entanto, todo o cuidado é pouco, pois todos são bastante tóxicos, por isso, sua aplicação deve ser feita mediante todos os cuidados prescritos no rótulo e com a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI). Além disso, esses produtos devem ser prescritos por um engenheiro agrônomo, que deverá orientar sobre sua utilização.

Outras medidas preventivas são de tamanha importância, como a utilização de tubetes no plantio de mudas, pois ele permite a obtenção de mudas de melhor qualidade do que as produzidas em sacolas plásticas, por isso, os tubetes têm sido mais usados comercialmente. Além disso, o uso de tubetes, associado a um substrato adequado, forma mudas com um sistema radicular bem desenvolvido, com maior vigor vegetativo, livre de pragas, doenças e plantas daninhas.

“Da mesma forma, os tubetes tornam o transporte das mudas mais econômico, pois são leves e ocupam pequeno volume. Podem ser transportados em caixas de papelão, resistindo por alguns dias nessa condição”, afirma o professor Waldir Vicente dos Santos, do Curso Produção de Maracujá, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Pragas e doenças do maracujá - controle preventivo

No caso de se comprar mudas em tubetes, de viveiro comercial, após o transplante, o produtor deve retornar os tubetes ao viveiro. Em seguida, eles devem ser lavados e desinfetados com solução de cloro, para que possam ser reutilizados.

Atualmente, existe a tendência da especialização na produção de muda, porque esta atividade exige muita técnica e conhecimento para se obter mudas de boa qualidade. Assim, para o produtor de maracujá, tem se tornado mais viável adquirir as mudas prontas.

A qualidade da muda é um requisito essencial para se ter boa produtividade da cultura de maracujá, bem como evitar o surgimento de pragas e doenças. Por isso, o produtor deve verificar a idoneidade do viveirista e ter uma garantia dessa qualidade.

Outro controle bastante efetivo são as inspeções constantes no pomar com o objetivo de identificar os problemas. Principalmente porque as pragas e doenças que atacam o maracujazeiro sempre trazem prejuízos ao produtor.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Fruticultura, elaborados pelo CPT – Centro de Produções Técnicas (CPT), entre eles o Curso Produção de Maracujá.

Por Andréa Oliveira. 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Francisco Xavier santana

18 de jun. de 2021

Eu to precisando de informações sobre o maracujá

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jun. de 2021

Olá, Francisco

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O CPT trabalha com a produção e comercialização de cursos de capacitação a distância onde ao adquiri-los o aluno aprimora seus conhecimentos e enriquece sua grade curricular.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

paulo cesar do amaral contaifer

19 de mar. de 2017

Posso usar connect no meu maracujazeiro para controle de percevejo, tem problema de ele espantar as mangangabas que fazem a polinização.

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de mar. de 2017

Olá Paulo César,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Os percevejos sugam a seiva de todas as partes da planta, ocasionando a queda de botões florais e frutos novos e o murchamento de frutos mais desenvolvidos. Os produtos indicados para o controle de lagartas, com exceção do inseticida biológico, podem ser utilizados contra os percevejos. Em áreas pequenas, recomenda-se a catação e destruição. Em áreas extensas, recomenda-se o uso de inseticidas como fenthion, trichlorfon, carbaryl, malation, diazinon e acefato também têm sido indicados.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?