WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!

Artigos sobre a área Fruticultura

Como eliminar a broca-da-goiabeira

Os produtores de goiaba sofrem com os contínuos ataques de pragas em suas plantações. Um dos principais vilões da produção de goiabas é a broca-da-goiabeira ou broca das mirtáceas. Trata-se de uma espécie de lagarta que destrói o tronco da frutífera até que ela se torne debilitada. O controle sem agroquímicos é uma forma ambientalmente correta de acabar com a praga.

Como plantar pitanga?

O professor do Curso CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, Dalmo Lopes de Siqueira, destaca que a produção de frutas é um bom ramo a se investir, pois o mercado é grande e há boa demanda por frutas de qualidade. Ainda que não sejam conhecidas por muita gente, algumas frutas consideradas exóticas também podem ser sinônimo de lucratividade, como a pitanga.

Tire suas dúvidas sobre plantio de cupuaçu

O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) é uma frutífera perene típica da Amazônia. Embora possa crescer mais de 20 metros, com podas de condução, ela não ultrapassa quatro metros. A primeira produção de cupuaçu tem início dois anos após plantio. Geralmente, ela é “direcionada à indústria alimentícia para fabricar compota, doce, geleia, sorvete e suco.

Bananeira: doenças causadas por bactérias, vírus e fungos

Ao longo do ciclo de desenvolvimento da bananeira, bactérias, vírus e fungos podem acometer a frutífera. Consequentemente, a lavoura de banana pode ser dizimada, o que pode resultar em prejuízos incalculáveis ao bananicultor. Como exemplos de doença bacteriana, virótica e fúngica, temos murcha bacteriana, mosaico da bananeira e sigatoka negra. As fúngicas são as mais comuns.

Aprenda a plantar pitaia, a fruta do dragão

Fruta exótica, a pitaia chegou ao Brasil vinda da América Central e do México. Considerada uma cactácea trepadeira perene, essa fruta escamosa requer tutoramento para conduzir seus ramos e dar suporte à planta para permitir o seu desenvolvimento vigoroso. Típica de clima tropical, a fruta do dragão (ou dragon fruit) se desenvolve melhor em regiões com temperaturas entre 18 e 26°C.

5 frutíferas que refrescam o ambiente no meio urbano

No Brasil, o verão chega com altas temperaturas, que tornam o calor insuportável. Nas cidades, todos buscam áreas sombreadas para fugirem do sol. Felizmente, “somos um país rico em frutíferas, pois nosso clima permite o cultivo de uma gama enorme de espécies. Algumas delas garantem boa sombra onde são plantadas. São elas, o abacateiro, a amoreira, a bananeira, a goiabeira e a mangueira....

Aprenda a plantar abacate de forma fácil e simples

O abacate (Persea americana) é uma frutífera típica de clima subtropical, originada do México, da Venezuela, e do Peru. Sua introdução no Brasil ocorreu nos séculos XVI e XVII. A partir daí, o abacateiro passou a apresentar ótima performance produtiva, em diversas regiões do país, graças às condições climáticas favoráveis. Atualmente, São Paulo é o maior produtor de abacate.

Manga: variedades, valor nutricional e benefícios à saúde

A mangueira (Mangifera indica) é uma frutífera típica da Ásia, introduzida, no Brasil, pelos portugueses, no período de colonização. Graças ao clima tropical do país, a manga se desenvolveu muito bem em praticamente todo o território nacional. “Atualmente, parte da produção de manga segue para o mercado interno.

Saiba como plantar physalis

A Physalis angulata, conhecida popularmente como juá, é uma deliciosa fruta comestível, disposta dentro de um casulo em cálice, constituído de folhas super finas. Essa fruteira solanácea apresenta alto valor comercial, 100 gramas custa mais de R$10,00. Sendo assim, plantar physalis é uma forma lucrativa de negócio, particularmente para o pequeno produtor rural.

Informe-se sobre o cultivo de mamão

A fruticultura é um setor muito importante para o nosso país. Dentre todas as frutas produzidas aqui, aquelas que apresentam produção durante o ano todo apresentam muitas vantagens para os produtores, como é o caso do mamão. Fruta extremamente popular, seu cultivo não é tão difícil, sua polpa é saborosa e sua aparência, delicada.

Fique por dentro das novidades!