WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Artigos sobre a área Fruticultura

Perguntas e respostas sobre plantio de damasco

O local ideal para o plantio de damasco deve permitir o seu desenvolvimento pleno, ainda que ele seja plantado próximo a muros e paredes. Estes, inclusive, funcionam como quebra-ventos, protegendo a frutífera dos ventos frios e vigorosos. Também existem damasqueiros de variedades anãs, perfeitos para o cultivo em jardins, pois tomam pouco espaço.

5 dicas importantes sobre plantio de avelã

O solo ideal para o plantio de avelã não pode ser solto, mas sim firme e profundo, pois as raízes da árvore devem ser capazes de suportar o seu peso quando chegar à fase adulta. Além disso, o solo deve apresentar alta fertilidade para suprir as necessidades nutricionais da frutífera. Fora que a drenagem deve garantir uma boa umidade, sem encharcamentos.

Limão Taiti: conheça os melhores clones e porta-enxertos

Os principais clones utilizados no Brasil para a produção do limão taiti são o Peruano ou IAC 5 e o quebra-galho. Selecionado pelo Instituto Agronômico de Campinas, o IAC 5 apresenta maior produtividade, melhor tolerância ao vírus da tristeza, ausência de fissuras na casca do tronco e ramos e menor tendência à hipertrofia do cálice das flores (Figueiredo, 1991).

Aprenda agora sobre cultivo de figo

A figueira (Ficus carica) é uma frutífera de clima temperado, que se adapta muito bem a outras condições climáticas. Essa variedade chega a três metros de altura quando são realizadas podas de condução para facilitar o manejo. Seu potencial de produção estende ao longo de 30 anos. Os figos formados durante sua vida produtiva não são frutos, mas sim inflorescências.

Miniguia simples e fácil para cultivar caju

O cajueiro (Anacardium occidentale) é uma frutífera geralmente cultivada em pequenos pomares. O fruto verdadeiro é a castanha de caju, da qual se extrai a amêndoa. Já a parte carnosa avermelhada ou alaranjada é o pseudofruto, consumido in natura, ou utilizado para fazer sucos, sorvetes, compotas, geleias, além de licor e cachaça.

Segredos para o sucesso do plantio de carambola

A carambola (Averrhoa carambola) é uma frutífera originada da China e da Índia, também conhecida como ‘star fruit’, ou fruta estrela, devido à sua forma de estrela quando fatiada. No Brasil, eram comuns duas espécies de caramboleira: a ácida e a doce. Atualmente, uma única espécie apresenta sabor ácido e doce. A árvore pode alcançar 15 metros de altura ao longo dos seus 25 anos de...

Informações e recomendações para o cultivo de citros

Paulo Antônio, professor do Curso CPT Cultivo Orgânico de Citros, destaca que o cultivo de citros emprega práticas que permitem a redução do custo de produção e melhoram a vida do produtor rural, preservando sua saúde e permitindo o aumento de sua renda. Além disso, recupera e preserva todo o ambiente da propriedade e produz frutas de excelente qualidade.

Como controlar as pragas e doenças do abacateiro?

Dalmo Lopes de Siqueira, professor do Curso CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, ressalta que produzir frutas é sempre um bom negócio, podendo ser essa a atividade principal de pequenos produtores ou complementar para produtores rurais, sitiantes e chacareiros.

Principais pragas e doenças do morangueiro

Para prevenir pragas e doenças no morangueiro, o primeiro passo é escolher mudas de boa procedência, com boas condições fitossanitárias. Vale lembrar que mudas sadias facilitam o controle de doenças bacterianas, viróticas e fúngicas, além de nematoides. Caso contrário, a produção de morangos pode chegar a perdas imensuráveis, com sérios prejuízos ao produtor.

Como fazer o controle de cochonilha no limão taiti

Grande produtor de frutas cítricas do mundo (milhões de toneladas de citros por ano), o Brasil enfrenta pragas que tiram o sono de muitos fruticultores. Uma das frutíferas que mais sofre com o ataque da cochonilha ortézia é a limeira ácida taiti. A cochonilha ortézia é a inimiga número um do limão taiti e dos fruticultores, já que o seu controle aumenta os custos de produção.

Fique por dentro das novidades!