
Os nematoides também são problema sério enfrentado pelos bananicultores. Eles são causados por pequenos vermes minúsculos que penetram na raiz da planta, causando lesões longitudinais e profundas.
Os especialistas da FRUPEX - Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, ensinam no Curso CPT de Produção de Banana - Do Plantio à Pós - Colheita que após o ataque dos insetos, o sistema radicular da bananeira fica reduzido, prejudicando a absorção de água e de nutrientes que, por sua vez, inibe o desenvolvimento normal das plantas.
Não é possível enxergá-los a olho nu, pois além de serem muito pequenos, apresentam uma coloração transparente.
Esses vermes apresentam capacidade de deslocamento no solo muito limitada, não ultrapassando poucos centímetros. Portanto, a sua disseminação é altamente dependente do homem, o que ocorre principalmente por meio de mudas, ferramentas ou água de irrigação ou das chuvas.
A presença de nematoides pode ser observada por meio dos sintomas nas raízes e no rizoma da bananeira, tendo como consequência o tombamento de plantas, principalmente daquelas que estão produzindo cachos, pois as raízes apodrecem e a planta não suporta o peso do cacho.
Contudo, recomenda-se que, mesmo com o surgimento dos sintomas característicos do ataque de nematoides, se realize a análise do material em laboratório de nematologia.
No campo, os sintomas podem ser identificados por: redução do porte da planta, prolongamento do estádio vegetativo, redução do número de raízes, amarelecimento das folhas, diminuição do tamanho e peso dos frutos. O tombamento e a morte das plantas, geralmente, aparecem quando a população é extremamente elevada.
O nível do dano nos bananais atacados pelos nematoides depende de fatores como: nível populacional e da espécie do nematoides; da suscetibilidade da variedade de bananeira cultivada; do manejo cultural utilizado e da sanidade das mudas.
Os nematoides parasitam no sistema radicular e rizomas das bananeiras e são responsáveis por expressivas quedas de produção nos bananais.
A existência de condições de terreno arenoso e períodos secos é propícia para o desenvolvimento de altas populações de nematoides.
Existem várias espécies de nematoides que parasitam nas raízes de bananeiras. Dessa forma, o conhecimento de cada espécie é importante, para que se possa adotar medidas corretas de controle.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.