
O melão é uma planta rasteira. Das axilas do ramo principal desenvolvem-se três ou quatro ramos secundários que logo se igualam em desenvolvimento. Desses ramos, irão nascer outros que darão origem à flor feminina que será o futuro fruto.
Quanto à flor, apresentam-se na proporção de cinco masculinas para uma feminina ou hermafrodita. As flores nascem nas axilas das folhas. "As flores masculinas se apresentam em maior número, em grupo de três a cinco, em toda a extensão dos ramos", explica a Frupex, Programa de Apoio à Produção e Exportação de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas Ornamentais do Brasil, no Curso CPT Produção de Melão.
O meloeiro se multiplica pela reprodução cruzada, tarefa bem executada pelas abelhas quando saem em busca de néctar das flores. No voo, de um lado para o outro, os insetos carregam pólen de uma planta para outra.
Com a introdução das abelhas nas áreas de produção (cerca de 3 colmeias por hectare), ocorre aproximadamente 30% de aumento na produção, uma vez que elas são o principal polinizador da cultura do melão.
Recomenda-se evitar pulverizações com inseticidas durante a fase de florescimento, principalmente pela manhã.
Cuidados também devem ser tomados para que não se apliquem agrotóxicos nos horários de visitação das abelhas à cultura (entre 6 e 9 horas da manhã), pois esse procedimento pode reduzir a população das colmeias e a produtividade da lavoura.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Fruticultura.
Por Daniela Guimarães
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.