WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Prepare o solo para plantar morango

O preparo correto e eficaz do solo para o plantio de morango

 

Prepare o solo para plantar morango    Artigo CPT

Para plantar morango é preciso prepara o solo de maneira correta, pensando na terra, na adubação, calagem e todos os detalhes para garantir que os frutos sejam bons, de qualidade e bons para venda e consumo. O professor Francisco Passos do Curso CPT de Produção de Morango trouxe dicas imperdíveis para você que quer cultivar morango e não sabe ao que se atentar.


⇒ PREPARO DO SOLO


A forma de mobilização do solo para a cultura é dependente da análise química; se os resultados determinarem a necessidade de aplicação de calcário, a mobilização deve ser intensa, revolvendo o solo profundamente; se os resultados não recomendarem aplicação de corretivos, a mobilização deve ocorrer somente até a espessura da camada humificada ou da camada enraizada.

Há, no mercado, pelo menos quatro tipos de implementos que são utilizados pelos agricultores tradicionais: os arados de disco e de aivecas, grades, aradoras, escarificadores e as enxadas rotativas. Arados são indicados para uma mobilização profunda com revolvimento, já, as grades aradoras servem para mobilizações médias, às vezes da mesma forma que a enxada rotativa. Os escarificadores servem para mobilizações verticais profundas e rasas, porém, sem revolvimento.


⇒ CALAGEM

Aplicar calcário para elevar a saturação por bases a 80% e o teor de magnésio a um mínimo de 9 mmolc/dm3


⇒ ADUBAÇÃO

Orgânica: Utilizar de 15 a 30t/ha de esterco puro de galinha (poedeira); as maiores quantidades para solos arenosos. O esterco deve ser aplicado em mistura com os adubos minerais de plantio, 25 a 30 dias antes do transplante das mudas, nos canteiros de produção.

Mineral de cobertura: aplicar 180 kg/ha de N e 90 kg/ha de K20, parcelando em seis aplicações espaçadas de um mês, a partir do plantio das mudas.

Foliar: Sugere-se, também, quatro aplicações de solução de ureia a 5 g/L, uma vez por semana, a partir do plantio. É recomendada, também, a aplicação de solução de micronutrientes, contendo boro, zinco e cobre, a cada três semanas. Além disso, na fase de frutificação, é vantajoso o uso de potássio, na forma de sulfato de potássio, e cálcio, via foliar, para melhor firmeza dos frutos.

Observações: aplicar o potássio de preferência na forma de sulfato de potássio.

 


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

Conheça os Cursos CPT da Área Fruticultura.

Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?