Pomar de frutas diversificadas: uma estratégia de sucesso!

Um pomar de pequenas áreas, além da importância doméstica para consumo e lazer familiar, vem adquirindo finalidades comerciais, podendo ser a atividade principal ou complementar de pequenos produtores rurais, sitiantes e chacareiros

Pomar de frutas diversificadas: uma estratégia de sucesso!   Artigos Cursos CPT
pomares

A cada dia o brasileiro consome mais frutas. O mercado interno é amplo e há lugar para praticamente todas as espécies

A cada dia o brasileiro consome mais frutas. O mercado interno é amplo e há lugar para praticamente todas as espécies. Assim, a exploração de um pomar nos dias atuais nem sempre é feita por pessoas que vivem e dependem diretamente da agricultura, isto é, não são agricultores tradicionais.

Nas últimas décadas devido às transformações sociais e econômicas no campo e devido à concentração da população urbana, surgiu, principalmente próximo aos centros urbanos, um novo tipo de agricultor: o agricultor de sítios e chácaras, com a grande maioria morando e tendo suas atividades profissionais nas cidades.

“Seja como um empreendimento visando lucros ou para lazer, o pomar tem seu lugar e sua necessidade numa propriedade rural”, afirma Dr. Dalmo Lopes de Siqueira, professor do Curso a Distância CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, em Livros+DVDs e Cursos Online. Pomar de pequena área, como o próprio nome indica, consiste na ocupação de um determinado espaço da propriedade rural com o plantio e o cultivo de árvores frutíferas. Ou pode ser, também, toda a área da propriedade, desde que ela seja pequena e plantada com uma ou várias espécies.

Em geral, nos dias atuais, um pomar de pequenas áreas, além da importância doméstica para consumo e lazer familiar, vem adquirindo finalidades comerciais, podendo ser a atividade principal ou complementar de pequenos produtores rurais, sitiantes e chacareiros.

O cultivo de fruteiras em pequenas propriedades, geralmente, ocupam até 10 hectares, porém, este conceito pode variar em função da espécie plantada. Por exemplo, 10 hectares de uva é considerado empreendimento de porte considerável, com custos elevados.

As espécies frutíferas que podem ser cultivadas variam em função das condições climáticas, do tipo de solo, da disponibilidade de água, da localização e do objetivo da atividade. Assim, temos áreas onde são encontradas laranjeiras, tangerineiras, abacateiros, mangueiras e outras fruteiras, numa só área; já, em outras áreas, encontramos apenas laranjas ou poncãs, mesmo que milhares de pés.

Tradicionalmente, a formação de um pomar, era recomendada pelos serviços de extensão e de economia rural como alternativa econômica e de fixação do homem no campo. Inclusive, porque através do hábito e do gosto pelo cultivo de árvores frutíferas, o agricultor poderia expandir-se em outras atividades agrárias e assim permanecer cultivando a terra. Outra importância do cultivo de fruteiras era, e ainda o é, a melhoria da qualidade nutritiva da alimentação e, consequentemente, melhoria da saúde da família.

Nos dias atuais, essas observações continuam sendo importantes e válidas, porém, podemos acrescentar que o cultivo de árvores frutíferas em pequenas áreas visa também a produção de frutas para o comércio direto e para a indústria de polpa, sucos e doces.

As fruteiras podem ser classificadas em três grupos, considerando-se suas exigências em relação ao clima: São elas: plantas de clima tropical, de clima subtropical, e de clima temperado. A classificação das fruteiras como sendo de clima Tropical, Subtropical e Temperado, servem de orientação inicial e geral para quem está pensando em formar um pomar.

É bom lembrar, no entanto, que em função de pesquisas agrícolas que levaram ao melhoramento genético e o surgimento de híbridos, é possível cultivar variedades de clima temperado em regiões tropicais e subtropicais por exemplo. Por exemplo a uva, naturalmente de clima temperado, antes só cultivada no sul do País, hoje, em função da evolução da tecnologia de cultivo, a uva está sendo cultivada no Nordeste.

Outros exemplos são a maçã, pera e o pêssego, frutas de clima temperado, mas que, em função do surgimento de novas variedades, estão sendo cultivadas em regiões que apresentam temperaturas mais elevadas.

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo!


 

Fruteiras Tropicais


No grupo das fruteiras de clima tropical mais comuns nos Estados do Norte e Nordeste brasileiros, embora também cultivadas em outras regiões, estão, principalmente: abacaxizeiro, bananeira, coqueiro, goiabeira, gravioleira, jaqueira, mamoeiro, mangueira, maracujazeiro, sapotizeiro, entre outras. As fruteiras tropicais exigem temperaturas na faixa dos 22 a 30 graus durante todo o ano, com poucas variações e boa disponibilidade de água. Nestas condições, apresentam crescimento constante, com folhagem permanente. Longos períodos de seca com deficiência de água no solo e períodos de frio intenso e quedas bruscas de temperatura, trazem sérios prejuízos para o desenvolvimento e produção das plantas que não toleram, também, a ocorrência de geadas.

Fruteiras Subtropicais


São, por exemplo, as variedades cítricas como laranjeiras, tangerineiras, limeiras e limoeiros, também o abacateiro, a lechieira, o marmeleiro, a jaboticabeira, a figueira, o caquizeiro entre outras, são plantadas principalmente nos Estados do Sul, Sudeste, Central, e parte do Nordeste Brasileiros. Exigem temperaturas entre 15 e 22 graus e boa disponibilidade de água no solo. Têm pouca resistência a longos períodos frios com temperatura abaixo de 5 graus. Em geral, as fruteiras de clima subtropical apresentam folhagem permanente quando existe disponibilidade de água e temperaturas elevadas, embora espécies como caqui, figo e marmelo apresentem queda de suas folhas no período de inverno, o que as faz suportar melhor as baixas temperaturas.

Fruteiras de Clima Temperado


As fruteiras de clima temperado são aquelas que exigem para um bom crescimento e desenvolvimento, locais com temperaturas médias entre 5 e 15 graus. No inverno passam por um período de repouso vegetativo, quando apresentam boa tolerância ao frio. Neste período, elas perdem as folhas e paralisam a atividade fotossintética. Porém, na primavera apresentam grande desenvolvimento devido à elevação da temperatura e da disponibilidade de água. As principais fruteiras de clima temperado são: quiwi, ameixa, cereja, maçã, pêra, uva, framboesa, damasco etc. São mais cultivadas nos Estados do Sul e em algumas regiões do Sudeste brasileiro.

Valor Nutritivo


A importância nutritiva das frutas na alimentação é conhecida de todos. Comer frutas e hortaliças é indispensável para a manutenção de uma boa saúde, em virtude do fornecimento de calorias, carboidratos, vitaminas, minerais e, até mesmo, de proteínas. Entretanto, o valor nutritivo varia muito de fruta para fruta, e, até mesmo entre frutas da mesma espécie, dependendo do clima, solo, variedade, entre outros fatores. Mas, quando se fala em fruta, a vitamina C logo vem à cabeça. A acerola, goiaba, mamão, manga, moranguinho, caju, laranja, limão, abacaxi, maracujá e banana, são as frutas mais conhecidas que mais contêm essa vitamina. Portanto, pelo menos algumas dessas espécies não podem faltar no seu pomar.

Valor Econômico


Outro valor que as frutas têm é o valor econômico ou comercial. Pode-se ganhar dinheiro, explorando uma área de sua propriedade com um pequeno, mas bem formado, pomar. A produção pode ser comercializada na sua própria cidade, entregue em hotéis, restaurantes, supermercados, vendida diretamente ao consumidor ou para fábricas de doces, geleias e sucos.

Planejamento do pomar


- Localização

O primeiro passo é escolher a área e sua localização dentro da propriedade para a formação do pomar. Como já dissemos a escolha dessa área varia em função de alguns fatores como:
- A declividade do terreno, que deve ser pequena ou em meia encosta.
- Deve-se evitar áreas de baixadas, muito úmidas e alagadiças.
- Toda a área deve receber bem a luz do sol e ser protegida de ventos fortes e frios.
- Os solos devem ser profundos, com boa drenagem, embora, em função de manejos bem feitos, encontramos cultivos bem desenvolvidos em solos argilosos e em solos arenosos, mas o ideal são os solos de textura média, isto é, nem argilosos nem arenosos.
- É imprescindível que no local haja boa disponibilidade de água para irrigação.

- Escolha das Espécies

Uma vez definida a localização do pomar, deve-se determinar qual ou quais variedades de frutíferas deverão ser cultivadas e, neste caso, levamos em conta os fatores: espécie, sazonalidade, experiência de outros produtores rurais e o mercado consumidor. As espécies escolhidas devem ser aquelas que melhor se adaptem às condições de clima e solo da região e que tenham maior aceitação e melhor aproveitamento da fruta ao natural ou transformada em suco, geleia, compota, etc. A maioria das plantas frutíferas produz em uma época definida do ano. Assim, é importante que sejam cultivadas espécies diversas se o objetivo é ter uma produção de frutas durante o ano todo. A época de colheita das frutas das diversas variedades e espécies, pode variar de uma região para outra, em função das condições climáticas e do manejo da cultura; porém, a título de informação, são apresentadas a seguir, as principais épocas de colheita das frutas de algumas espécies e variedades.

pomares

A produção pode ser comercializada na sua própria cidade, entregue em hotéis, restaurantes, supermercados, vendida diretamente ao consumidor ou para fábricas de doces, geleias e sucos

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias CPT abaixo.


- Quer plantar frutas em seu quintal? Veja como preparar o solo
- Plantação de árvores frutíferas: passos para o plantio correto das principais frutas

Leia mais sobre o tema:


- Plantação de árvores frutíferas – benefícios à saúde e ao bolso do pequeno agricultor
- Plantação de árvores frutíferas – a formação do pomar
- Plantação de árvores frutíferas – seleção das mudas para o plantio
- Plantação de árvores frutíferas – manejo do pomar

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos online, da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

 

 

Cursos Relacionados

Curso Como Montar Uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas Curso Como Montar Uma Pequena Fábrica de Polpas de Frutas

Com Prof. Raimundo Mororó

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Como Montar uma  Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas Curso Como Montar uma Pequena Fábrica de Frutas Desidratadas

Com Prof. Pedro Meloni

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas Curso Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas

Com Prof. Dr. Dalmo Lopes de Siqueira

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais
Curso Produção de Mudas Frutíferas Curso Produção de Mudas Frutíferas

Com Prof. Dr. Dalmo Lopes de Siqueira

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Francisco de Assis Teixeira

4 de jun de 2018

Gosto e mim interesso a fazer .

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun de 2018

Bom dia Francisco,

Nossas Consultoras entrarão em contato para mais informações sobre o curso.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Nilton Fernandes Passos

1 de abr de 2017

Parabéns pelo trabalho, gostaria de receber mais informações.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de abr de 2017

Olá Nilton,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância na área de Fruticultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Davi Paladini da Silva

11 de out de 2016

Parabéns pela matéria. Sou um apaixonado pela natureza em geral, mas pouco conhecimento técnico. Fiz um pomar com pelo menos 55 mudas frutíferas no sitio do meu irmão, (Ponta Porã MS - Sub Tropical) comprando mudas da região e do Brasil pela internet. Plantei adquirindo conhecimentos parcos para cada espécie em específico, mas não o suficiente. Gostaria de saber onde posso conseguir aconselhamento completo completo para saber quais espécies posso plantar na minha região e que tipo de adubação será necessário fazer. Muito obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de out de 2016

Olá Davi,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre os Cursos a Distância na área Fruticultura.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

paulo geovane ramalho pinheiro

11 de set de 2016

É possível plantar ameixa em clima quente ? Sou da região nordeste de minas

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de set de 2016

Olá Paulo,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A produção de ameixa começa após dois anos de plantio e atinge seu pico entre seis e oito anos. As melhores épocas para plantar são no inverno, entre junho e julho, e o verão, de dezembro a janeiro. Evite locais que tenham sido recentemente área de cultivo a outras frutíferas, mas dê preferência a áreas próximas da água, devido à necessidade de irrigações no início do desenvolvimento das mudas. Em relação ao clima, é recomendado regiões de clima mais fresco.

Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

 

david cameque

20 de ago de 2016

Grandes estrategias de ganhar dinheiro.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de ago de 2016

Olá David,

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Marina Oliveira Afonso

26 de jan de 2016

Boa noite Globo Rual! Quero saber o nome de uma fruta do nosso pomar, mas não sei como faço para enviar as informações necessárias para vocês. Grata Marina

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de jan de 2016

Olá, Marina!

Agradecemos a visita em nosso site.

Você deverá acessar o link abaixo:

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/03/como-falar-com-o-globo-rural.html

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

Marcelino Vieira de Moraes

22 de jan de 2016

Parabéns pela matéria. Moro na região sudeste do Estado de São Paulo (Embu Guaçu), observo a grande procura de sitiantes e chacareiros por mudas de frutas típicas do Brasil. principalmente as nativas da mata atlântica e do cerrado, como o cambuci, a gabiroba. grumixama, cambucá, jatobás entre outras tantas. Pretendemos comprar um sítio de alguns alqueires (região de Sete Barras) e passar a produzir mudas dessas frutas, sendo uma parte para venda e outra para repor as áreas próximas na quais essas frutas estão ficando cada vez mais raras.Eu e minha esposa somos professores de geografia e tentaremos colocar em prática projetos para conscientizar alunos e as comunidades rurais e urbanas locais da importância da preservação dessas espécies, tanto para a fauna local, quanto para as pessoas que gostam de saborear essas deliciosas frutas e seus derivados e para que essas famílias também possam vir a ter uma renda extra.Gostaria de opiniões sobre o assunto.

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de jan de 2016

Olá, Marcelino!

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Ficamos orgulhosos em saber que nosso conteúdo foi importante para você. Sugerimos, agora, que acesse o link abaixo. Ele o levará a vários de nossos artigos sobre fruticultura que, com certeza, ajudarão ainda mais na elaboração do seu projeto.

Atenciosamente,

Silvana Teixeira.

Txissola da Fonseca

22 de out de 2015

Saudo-vos, Eu sou um jovem que pretende investor na area de pomar, e tenho uma vasta terra desponivel para este efeito ca em Angola, esta area fica proximo de um rio com muita agua, estou com duvida se mesmo assim ainda sera necessario comprar uma moto bomba ajudem-me com ideias por favor, por outra gostaria que alguem me aconselhasse oque deve ser feito primeiro? o que e que posso plantar? Tambem pretend ter formacao para que eu possa me especializar nesta area de modos a gerir o negocio q eu quero abrir. Obrigado, TC

Resposta do Portal Cursos CPT

23 de out de 2015

Olá, Txissola!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Fabio Funay

16 de out de 2015

Gostaria de saber sobre a fruta Amarena, como é o pé dessa fruta a que altura chega, ganhei uma muda e disseram que é Amarena. Me ajudem.

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de out de 2015

Olá, Fábio!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A amarena, cujo nome científico é Prunus Cerasus, é uma variedade de cereja selvagem e ácida, de tamanho um pouco menor que suas irmãs, com casca fina e polpa suculenta, cuja gama de cores vai do vermelho vivo ao vermelho extremamente escuro, quase preto. Quanto mais maduras, mais escuras e doces se tornam. A amarena é uma das progenitoras das cerejas cultivadas hoje em dia, particularmente do tipo “Morello” e “Marasca” (maraschino).
amarena

Em algumas localidades, a amarena também é chamada de cereja montanhesa, cereja ácida ou cereja anã selvagem. Sua árvore pertence à família das rosáceas, tem em média 6 metros, topo arredondado e lindas flores de pétalas brancas que desabrocham na primavera.
Ao contrário da maior parte das cerejas, a amarena, é independente por que se reproduz sozinha (autopolinização). Se adapta facilmente aos mais variados tipos de clima e não demanda muita atenção em cultivo, crescendo também de maneira selvagem. É uma planta amante do sol, mas resiste às baixas temperaturas e à seca. Cresce nos mais variados tipos de solo: férteis ou pobres.

A amarena é originária do Oriente Médio, nas regiões do Cáucaso e Armênia. A história nos mostra que foi trazida para a Europa em 65 A.C. por um general romano chamado Lucullo durante ume expedição militar àquela região. Lucullo era conhecido por seus deliciosos e extravagantes banquetes e, quando conheceu a amarena, se encantou e não pensou duas vezes em levá-la à Roma, plantá-la em seus jardins e servi-la a seus nobres convidados a fim de impressioná-los.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Almir ferreira melo

10 de set de 2015

Tenho uma pequena propriedade e quero saber o que plantar para obter renda.

Resposta do Portal Cursos CPT

11 de set de 2015

Olá, Almir!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Seria interessante consultar um engenheiro agronômo para mais informações sobre qual tipo de plantio é mais indicado para a sua propriedade.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Outros artigos relacionados à área Fruticultura

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade