WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Quer plantar frutas em seu quintal? Veja como preparar o solo

Se você quer iniciar um pomar no seu quintal, inicialmente toda a área deve ser limpa, eliminando-se qualquer vegetação que impeça o preparo do solo, por exemplo, árvores e arbustos

Quer plantar frutas em seu quintal? Veja como preparar o solo   Artigos Cursos CPT

 

Se você quer iniciar um pomar no seu quintal, inicialmente toda a área deve ser limpa, eliminando-se qualquer vegetação que impeça o preparo do solo, por exemplo, árvores e arbustos. Se o cultivo for em sistema agroflorestal, não se eliminam as árvores de porte, apenas retira-se a vegetação rasteira. "Este sistema de cultivo, porém, só é possível para algumas espécies que crescem à sombra, porém quando a vegetação natural é espessa, não existe esta limitação", afirma Dr. Dalmo Lopes de Siqueira, professor do Curso a Distância CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas, em Livros+DVDs e Cursos Online. Outra ação importante é localizar e eliminar formigueiros e cupinzeiros da área de plantio e próxima a ela.

O solo


O solo deve ser analisado em laboratório especializado, para verificar sua fertilidade. A partir daí, determina-se as necessidades de aplicação de calcário e de adubos. Para estas e outras especificações, indica-se procurar um Engenheiro Agrônomo para acompanhar e orientar a retirada da amostragem, análise do solo, interpretação dos resultados, recomendação da calagem e adubação.

- Solo argiloso, de pastagem ou já cultivado

Se o solo da área onde você pretende instalar o pomar for argiloso, solo de pastagem ou se já vem sendo cultivado por longo tempo, é provável que ele apresente alguma compactação, e isto é problema para o desenvolvimento das plantas. Recomenda-se, neste caso, que, além da aração e da gradeação, realize-se uma subsolagem profunda para melhor drenagem e aeração das camadas inferiores do solo.

- Solo leve e profundo

Se o solo é leve e profundo, basta arar a uma profundidade de 25 centímetros, pelo menos três meses antes do plantio, em seguida, gradear para incorporação do calcáreo e do adubo. Mais próximo do plantio, é feita uma nova gradeação da área para eliminar o mato e facilitar a marcação e abertura de covas.

Plantio


Preparado o terreno, faz-se a marcação e o alinhamento das covas ou a abertura de sulcos para o plantio das mudas, que deve ser feito a mão.

- Plantio em sulcos
Plantar em sulcos, quando se trata de áreas maiores, é mais econômico, mais rápido e as linhas de plantio ficam mais uniformes. Em pomares maiores, é comum dividir a área em talhões ou quadras com carreadores para facilitar o trânsito de veículos.

- Plantio em áreas acidentadas
Em terrenos acidentados, com muitos tocos deve-se abrir covas, o que é também recomendado para o plantio de pequena quantidade de frutíferas. Em áreas com declividade acima de 5%, é preciso fazer o plantio em curvas de nível; isto é, marcar as covas em linhas que cortemo sentido das águas para evitar a erosão do solo.

Abertura de covas


Para o caso de abertura de covas, estas deverão ter de uma maneira geral 50x50x50 centímetros. Essas dimensões variam principalmente de acordo com as características do solo a ser cultivado.

- Solos profundos, férteis e bem preparados
Para solos profundos, férteis e bem preparados, as dimensões da cova podem ser de 30x30x30 centímetros a 40x40x40 centímetros.

- Solos menos profundos, pouco férteis, secos e compactos
Para solos menos profundos, pouco férteis, secos e compactados, as dimensões da cova pode ser de 50x50x50 centímetros a 70x70x70 cm.

Durante a abertura da cova, faça a separação da terra de superfície ou a terra de cima retirada nos primeiros 20 centímetros, da terra que é retirada do subsolo ou do fundo da cova. À terra retirada de cima, misture 20 litros de esterco de curral curtido ou 5 litros de esterco de galinha curtido ou 1,5 kg de torta de mamona para suprir as necessidades de matéria orgânica. Acrescente a adubação química, cujas dosagens são determinadas pela análise do solo. Porém, de uma maneira geral, recomenda-se, por cova:
- 300 gramas de calcáreo dolomítico,
- 500 gramas de adubo supersimples,
- 150 gramas de cloreto de potássio,
- 10 gramas de bórax e
- 10 gramas de sulfato de zinco.

Todos os adubos devem ser bem misturados com a terra e a matéria orgânica e colocados no fundo da cova, 30 a 60 dias antes do plantio. A terra retirada do fundo da cova é usada para completar o enchimento da cova no momento do plantio da muda.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia as matérias CPT abaixo.


- Plantação de árvores frutíferas: passos para o plantio correto das principais frutas
- Pomar de frutas diversificadas: uma estratégia de sucesso!

Quer saber mais sobre o Curso CPT? Dê Play no vídeo abaixo!


Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos online, da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Pedro Batista santos

6 de set de 2020

Olá amigos: Muito bom o estudo sobre como plantar frutíferas em pequenos espaços. Interessante também a explicação sobre a maneira de plantar,desde a abertura e tamanho da cova como a adubação. Obrigado! Valeu mesmo.

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de set de 2020

Olá,Pedro 

Como vai?

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes em saber artigo contribuiu para que você aprimorasse seus conhecimentos!

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que disponibilizamos na área e que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,

Erika Lopes

Odair Bueno

31 de ago de 2018

Olá, vc indicou usar 1,5 kg de torta de mamona por cova, não é muito, não é perigoso queimar a raiz da planta? vou preparar a cova 60x60x60 p/plantar uva.

Resposta do Portal Cursos CPT

3 de set de 2018

Olá Odair,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Segundo a matéria, seria essa quantidade mesmo. Caso tenha dúvidas, consulte um técnico da área.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!