
Para que o produtor tenha sucesso no seu empreendimento, algumas considerações devem ser consideradas plenamente. Portanto, é imprescindível que ele obedeça a alguns critérios. São eles:
- Só adquira mudas de viveiristas idôneos, registrados junto aos órgãos de fiscalização do governo;
- Se a compra de mudas vai ser grande, é bom que se vá até o viveirista e conheça todo o processo de produção;
- Evite intermediários anônimos.
“As mudas frutíferas devem ser encomendadas com antecedência, isto é, logo que se decidir quais variedades de fruteiras plantar. Enquanto isso, iniciam-se as fases de preparo do local para o plantio”, afirma o professor Dalmo Lopes de Siqueira, do Curso CPT Produção Comercial de Frutas em Pequenas Áreas.
Uma boa muda deve ter algumas qualidades:
- Deve-se observar o vigor físico como a altura, elimine as mudas raquíticas;
- O tronco deve ser reto, vigoroso;
- A copa com folhagem isenta de sintomas de pragas e doenças e deficiências minerais;
- Raízes fortes e bem distribuídas;
- Ponto de enxertia bem cicatrizado.
Um fator de grande importância para aqueles que pretendem iniciar nesse ramo de negócios é que caso não se conheça bem a espécie de fruteira que pretende cultivar, é recomendável procurar um engenheiro agrônomo para auxiliar na escolha das mudas. Durante o transporte do viveiro até o local de plantio, as mudas não devem ficar expostas ao sol e ou ao vento. O plantio deve ocorrer tão logo cheguem ao local do pomar. Quando as mudas chegarem ao local do pomar, tudo já deve estar preparado. As covas ou sulcos já devem estar abertos e adubados.
As mudas devem estar preparadas para o plantio, dentro do padrão. Para mudas de raízes nua, deve-se aparar as raízes defeituosas, compridas e quebradas. Se não for possível o plantio imediato, deixe as mudas à sombra, protegidas do sol e do vento, principalmente mudas de raiz nua, mantendo-as umedecidas e protegidas do sol até o momento do plantio. O plantio deve ocorrer em dias nublados e em período de chuvas, caso contrário, é necessária a irrigação.
Leia mais sobre o tema:
Plantação de árvores frutíferas – benefícios à saúde e ao bolso do pequeno agricultor
Plantação de árvores frutíferas – a formação do pomar
Plantação de árvores frutíferas - passos para o plantio correto das principais frutas
Plantação de árvores frutíferas – manejo do pomar
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Fruticultura.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Railson Alves Fonseca
12 de mai. de 2018Quantas mudas preciso comprar para entregar em montes claros

Resposta do Portal Cursos CPT
14 de mai. de 2018Olá Railson,
Para mais informações recomendamos que consulte um empresa especializada em arborização.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Osmar da Silva Braga
25 de nov. de 2014Eu tenho um pé de fruta que o tronco parece com pé de jabuticaba ate as folhas só que o fruto parece com jamelão a diferença é que a poupa da fruta e branca e o jamelão e vermelho. Como descobrir?

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de nov. de 2014Olá, Osmar!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
O jamelão, jambolão, jalão, joão-bolão, manjelão, azeitona-preta, baga-de-freira, brinco-de-viúva ou guapê (Syzygium cumini, ex-Eugenia jambolana Lam. ou Syzygium jambolanum DC.) é o fruto da planta de mesmo nome da família Myrtaceae. A espécie é nativa da Índia.
São árvores que podem chegar até dez metros de altura. Possuem frutos pequenos e arroxeados quando maduros. A coloração dos frutos provoca manchas nas mãos, tecidos, calçados e pinturas de veículos, tornando a planta pouco indicada para o preenchimento de espaços públicos.
O fruto possui uma semente única e grande, quando comparada com o tamanho do fruto, envolta por uma polpa carnosa. Apesar de sabor um pouco adstringente, é agradável ao paladar. Na Índia, além de ser consumido in natura, é usado na confecção de doces e tortas.
Na Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "azeitona-preta". Nessa região, a planta adaptou-se tão bem que se tornou espécie subespontânea, sendo chamada de "brinco-de-viúva". Também é comum no litoral paranaense, onde recebe o nome de "guapê".
Apesar de as árvores desta espécie serem abundantemente usadas em arborização urbana, os jamelões são pouco comercializados, em decorrência de sua alta perecibilidade. Os jamelões costumam deixar as calçadas manchadas de roxo devido à queda dos frutos maduros..
No Brasil existem duas variedades de jambeiros: o jambeiro-amarelo (ou jambeiro-rosa), que é uma árvore ornamental, e o jambeiro-vermelho, que dá um fruto de casca avermelhada e polpa branca, de consistência esponjosa e sabor agradável semelhante ao da maçã.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Luiz Carlos dos Santos
25 de jul. de 2013Gostaria de saber como adquirir mudas de árvores frutíferas, quantidade mínima e valor.

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de jul. de 2013Olá, Luiz Carlos!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Recomendamos que procure por empresas especializadas em produção de frutas em sua cidade ou região para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

cecilia maria
23 de jun. de 2013Gostaria de saber tudo sobre jabuticabeira plantada em vaso. Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de jun. de 2013Olá, Cecília!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
A jabuticaba se desenvolve bem em vasos, sendo uma ótima opção para pequenos espaços como varandas. Por se tratar de condições adaptadas de solo, o cultivo isolado requer cuidados principalmente de irrigação e adubação.
Escolha um recipiente com no mínimo 50 cm de boca e 50 cm de altura. Embora não tenha raízes profundas, o ideal é que estejam acomodadas em suportes grandes com um bom volume de terra para se desenvolverem mais adequadamente.
Para que não haja acúmulo de água e consequente apodrecimento das raízes, aconselha-se a criação de um dreno na base do vaso. Para isso, faça um furo no fundo do recipiente com dois centímetros de diâmetro. Depois, coloque uma camada de cinco centímetros de argila expandida ou pedra britada, sem tampar o orifício. Por fim, cubra com um pedaço de manta acrílica, seguinda por uma camada de cinco centímetros de areia grossa. Sobre essa base, é só completar o vaso com a terra preparada e plantar a muda.
(Fonte: Mulher Uol)
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos