WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Aprenda agora como plantar gérbera

Flor rústica e de fácil cultivo, a gérbera se desenvolve muito bem em canteiros, jardineiras e vasos

Aprenda agora como plantar gérbera

Pertencente à mesma família da margarida, a gérbera é uma das flores mais apreciadas e populares do mundo. Sua haste reta e longa sustenta uma estrutura chamada capítulo (inflorescência constituída de minúsculas flores). Suas dezenas de cores, desde as mais sutis até as mais vibrantes, ornamentam os mais diversos ambientes. Flor rústica e de fácil cultivo, ela se desenvolve muito bem em canteiros, jardineiras e vasos.

Até mesmo os solos secos não são páreo para a gérbera. Entretanto, para se manter viçosa e bela, as regas devem ser realizadas semanalmente nos períodos de estiagem. Além disso, a flor deve ser cultivada em local com boa ventilação e onde receba luz solar. Capaz de alcançar 40 centímetros de altura, a gérbera apresenta tanto variedades para vasos como para corte (ideais para decoração de eventos).

Aquisição das sementes


A propagação de gérbera ocorre por sementes, que devem ser adquiridas em lojas reconhecidas no mercado, que garantam a sua boa procedência. Normalmente, elas são vendidas em floriculturas e lojas agropecuárias em envelopes com 100, 150 e 200 sementes. Estas produzem touceiras com flores variadas, diferentemente das mudas micropropagadas, que são comercializadas em viveiros.

Solo e adubação


Para plantar gérbera, o solo deve apresentar boa drenagem, alta fertilidade e pH com leve acidez. Após a análise do solo, deve ser realizada a adubação mineral com 4-10-8 (NPK) para garantir os nutrientes necessários ao desenvolvimento da flor. Em mudas micropropagadas, o adubo deve ser colocado nas covas com substrato de fibra de coco. Deve-se ter cuidado para evitar encharcamentos, que são prejudiciais à planta.

Plantio e espaçamento


O uso de fibras de coco estimula o crescimento das hastes das gérberas independentemente de o plantio ser feito em vasos, jardineiras ou canteiros. Atualmente, muitos preferem cultivar gérbera em vasos e jardineiras ao invés de diretamente no solo. Nesse caso, as covas devem apresentar em torno de 0,2 metro de diâmetro, com espaçamento de aproximadamente 0,4 metro entre elas.

Irrigação e podas


Nos períodos de estiagem, a irrigação da gérbera deve ocorrer semanalmente, pois essa flor não é exigente em água. Vale lembrar que a planta não tolera encharcamentos e, portanto, as regas devem ser moderadas. Para surgirem novas brotações, no fim da floração, proceda a podas rentes ao solo. Sem falar das podas de limpeza para eliminar folhas secas e velhas.

Florescimento


Geralmente, após 30 dias do plantio, ocorre o florescimento da gérbera. Em vasos e jardineiras, a flor sobrevive por dois anos com um bom substrato. As variedades de gérbera para corte devem ser colhidas quando alcançarem 0,3 metro de altura. Normalmente, um mix de 12 gérberas multicoloridas custa R$ 75 (ou mais).

Conheça os Cursos CPT da Área Floricultura:

Produção Comercial de Strelítzia, Agapanto e Hemerocale

Produção Comercial de Lírios, Gladíolos e Amaryllis

Produção Comercial de Antúrio, Helicônia e Spathiphyllum

Fonte: Revista Globo Rural

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!