
No momento em que o sol está mais intenso, a flor onze-horas (Portulaca oleracea) se abre totalmente (daí o nome popular). Com pétalas nas mais variadas cores, a onze-horas ornamenta jardins e varandas, cultivadas em canteiros, jardineiras e vasos. Entretanto, como se trata de uma flor de pleno sol, ela requer um espaço onde os raios solares incidem satisfatoriamente. No mais, a flor não exige maiores cuidados.
Como ocorre a propagação da flor?
A propagação da flor onze-horas ocorre por estaquia ou sementes. Embora também sejam comercializadas sementes, as mudas produzidas por estaquia são mais comuns, comercializadas por viveiristas, ou ainda em centrais de abastecimento e floriculturas. O mais importante é pesquisar os melhores fornecedores para obter mudas de qualidade.
Quando e como deve ser o plantio?
A época de plantio da flor onze-horas ocorre, no verão, em solos com boa permeabilidade e alta fertilidade. Deve-se misturar duas partes de areia com uma parte de terra para plantar onze-horas. Quanto à densidade de plantio dessas belas flores coloridas, deve-se respeitar a quantia de 25 mudas por metro quadrado. Quando o plantio ocorre por sementes, a germinação tem início após 10 dias e a floração após 30 dias.
E quanto à luminosidade?
O cultivo da flor onze-horas pode ser realizado, em todas as regiões do Brasil, até mesmo em locais com ocorrências de geada, pois ela é uma flor bastante resistente. Entretanto, o mais recomendado é cultivá-la em regiões onde o sol incide por várias horas do dia, pois se trata de uma flor que necessita de luz direta do sol.
Como deve ser a adubação e a irrigação?
Além da adubação orgânica com esterco curtido, a onze-horas requer uma boa adubação mineral com NPK na proporção 10-10-10. Quanto à irrigação, ao longo do verão, a flor é exigente em água, no mínimo, uma vez por dia. Já durante o inverno, a irrigação da onze-horas pode ser menos frequente, em intervalos de três dias. Quando abertas, as flores não devem ser molhadas.
Quando ocorre a floração?
As estações do ano em que ocorre a floração da onze-horas são a primavera e o verão quando o calor é vigoroso. Ao longo dos meses mais quentes, com alta incidência solar, as flores onze-horas se abrem todos os dias, o que deixa canteiros, jardins, jardineiras e vasos repletos de cores vibrantes. Quando são adquiridas mudas, elas já apresentam botões formados, o que acelera o desabrochar das flores.
Conheça os Cursos CPT da Área Floricultura:
Cultivo de Orquídeas para Fins Comerciais ou Hobby
Fonte: Globo Rural
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.