A margarida (Chysantehemum leucanthemum), também conhecida como bem-me-quer e malmequer, pertence à mesma família do girassol. Suas pétalas são finas e largas, circundando o botão floral central amarelo. Enquanto suas folhas são ovais, seus caules são finos e longos alcançando até 1 metro de altura.
A azaleia (Rhododendron simsii) ornamenta principalmente ambientes externos. Proveniente da China, as flores da azaleia apresentam cores vibrantes, já o arbusto apresenta folhagem verde-escura. Planta perene, a azaleia pode ser usada como cerca viva, mas existem cultivares menores na versão bonsai, que ornamentam ambientes internos.
Embora o florescimento das tulipas ocorra apenas uma vez por ano, o seu cultivo é muito comum para ornamentação de ambientes. Cultivadas em vasos, essas belas flores podem ser mantidas tanto dentro como fora de casa. Basta plantá-las no substrato certo e seguir algumas técnicas essenciais, como o tempo de hibernação, momento em que as tulipas devem ser mantidas sob baixa temperatura, para...
As orquídeas podem ser acometidas por doenças causadas por bactérias. Quando infectadas, as plantas têm seu desenvolvimento comprometido e, em casos mais avançados da afecção, podem até mesmo morrer. Se uma orquídea apresentar sintomas de doenças bacterianas, ela deve ser imediatamente isolada das demais para não contaminar todo o orquidário.
O hemerocale ou lírio-de-São-José é uma espécie monocotiledônea perene de origem asiática. Suas flores podem apresentar até 20 centímetros de diâmetro, com formas (circulares, triangulares, dobradas, polipétalas, estreladas, ‘spiders’, achatadas e trompetes) e cores (amarela, laranja e vermelha) diferentes.
As begônias são belas flores, que apresentam cores variadas, como branca, vermelha, rosa e bicolor. Para cultivo em jardins, a variedade mais recomendada é a Begonia semperflorens, proveniente das Américas do Sul e Central. Seu cultivo é promissor, pois a begônia apresenta grande demanda no mercado, principalmente no paisagismo, na ornamentação de ambientes internos e externos.
A ferrugem é uma das doenças mais agressivas à roseira. Ao ser acometida por esse mal, surgem manchas amarelas na superfície e nas laterais das folhas da planta. Quando a doença está em estágio avançado, as folhas não recuperam a pigmentação e caem. Essas folhas com ferrugem devem ser removidas e eliminadas para não passar para as demais roseiras.
O produtor deve ter um conhecimento consistente em relação ao cultivo de crisântemos para manejá-los da maneira correta. Caso a intenção seja produzir em alta escala e o ano todo, é importante preocupar-se em concentrar as plantas em local fechado e protegido para evitar que fenômenos naturais inesperados prejudiquem a qualidade das flores.
As flores transformam o ambiente com suas cores e formas, mas podem murchar se não receberem os cuidados necessários. As flores de corte duram muito mais quando vêm com botões, são colhidas pela manhã ou são deixadas em local arejado. Outra dica é escolher flores mais resistentes, como lírio.
existem cerca de 25 mil espécies de orquídeas registradas e pouco mais de 100 mil híbridos, desenvolvidos por mãos de orquidófilos encantados pelas formas e cores dessas lindas flores. Elas vegetam em diversos ambientes, desde regiões frias a áreas muito quentes. Independentemente da região, o orquidário deve garantir às orquídeas condições favoráveis para que elas possam crescer...