
No ferrageamento a quente, a ferradura a ser fixada será aquecida até ficar incandescente, para, então, ser encostada na superfície plantar do casco. Com isso, a área em contato com a ferradura ficará chamuscada, revelando, nos pontos não queimados, as desigualdades do cortes do casco. “Com isso, será possível fazer ajustes adicionais à ferradura e também na aparação do casco, para que o contato entre as superfícies seja perfeito e o apoio o mais adequado possível”, afirma Fábio Furquim Corrêa, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos.
Depois de fixada, a ferradura terá a missão de proteger toda a parece da muralha, até o final do talão, sem, no entanto, obstruir os canais da ranilha e garantindo, ainda, a expansão adequada da muralha nos quartos e talões. Também, na fixação, é preciso levar em conta que, nos membros posteriores, a ferradura deve passar um pouco os talões, principalmente no caso de animais de talões mais frágeis, de forma a garantir ma base de sustentação maior.
Após os ajustes serem feitos, a ferradura será fixada com os cravos, de forma que fique bem fixada, mas sem que a região usada na fixação seja sensível. Será fundamental escolher o cravo adequado, de acordo com a espessura da ferradura e as dimensões da riga e das craveiras.
Os cravos são escolhidos de acordo com a espessura da ferradura e o tamanho das craveiras, que, normalmente, nas ferraduras prontas, vêm muito pequenas, se o cravo for muito grosso para a craveira, sua cabeça fica muito saliente, e sua lâmina muito forte, podendo comprometer a integridade da muralha do casco. Se o cravo for muito pequeno, a cabeça dica enterrada e fina, não faz bom rebite e a ferradura não fica sólida.
Ao pregar os cravos batendo-os com o martelo, deve-se ter o cuidado de virar sua parte côncava para dentro e a sua lâmina reta para fora, forçando o cravo a sair para fora da muralha, sem atingir os tecidos vivos, o ideal é que os cravos saiam no mínimo a 1/3 da altura da parede. Feito isso, imediatamente, dobre o pedaço de cravo que sobrou fora da parede, voltando-o contra a parede para maior segurança. Se necessário, rebata os cravos com o bloco levemente para não rasgar a parede do casco. Para se fazer o acabamento, coloque o casco do animal no tripé de apoio e levante os cravos e corte-os deixando aproximadamente 2 mm a 3 mm. Com o jacaré rebitador, vire-os para baixo, deixando uma inclinação de um pouco mais de 90 graus em relação à parede. Com a torquezinha, corte-os novamente mais rente à parede, para que todos fiquem do mesmo tamanho. Passe o canto da grosa deitando-a na parede debaixo da pontinha do cravo, com isso você faz uma cama para deitar a pontinha os cravos e as ajusta na parede.
Se quiser um trabalho mais bem feito, retirar com a goiva ou a curvinha da faca o excesso de tecido córneo debaixo do cravo, melhorando ainda mais o lugar para a ponta do cravo, dessa maneira, terá um rebite mais reforçado. Com o alicate bico de pato ou jacaré, pressione a ponta do cravo fazendo o rebite; a ponta entrará na fenda.
Sempre que as condições da muralha permitirem, deve-se procurar fazer com que todos os cravos saiam em uma mesma altura, distanciados, entre si, com regularidade. Depois de pregados os cravos e dobradas as lâminas, para dar melhor acabamento, deve-se passar a grosa ligeiramente nos rebites, com a finalidade de diminuir-lhes a saliência sem prejudicar a sua espessura e retirar as rebarbas de córnea. Será importante também aplicar uma base protetora, para repor o verniz dos cascos. Por último, é só ajustar o guarda-casco com o martelo.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Afinal, na prática, o que é o casqueamento de cavalos?
- Casqueador: você conhece o cavalo em partes?
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.