
A úlcera gástrica pode acometer equinos adultos ou potros e pode resultar em prejuízos ao criador de cavalos. A doença forma lesões na mucosa gástrica do animal afetando a barreira de glicoproteínas e alcançando a camada muscular. Trata-se de uma enfermidade que ocorre devido a um desequilíbrio entre os fatores agressivos da mucosa, como o ácido clorídrico e as enzimas digestivas, e os agentes protetores, como a mucosa e as prostaglandinas, que agem no estômago do equídeo.
Causas
A ulcera gástrica em cavalos é uma doença mais comum do que muitos imaginam e pode ser causada por diversos fatores, como quando o animal é submetido a estresse, passa por treinamentos excessivos, faz longos períodos de jejum, ou ainda quando ocorrem mudanças bruscas no manejo e no confinamento do animal.
A doença também pode ser causada pela ministração de drogas anti-inflamatórias não esteroidais por longos períodos. Sem falar da alimentação constituída essencialmente de grãos e proteínas na forma de ração. Tudo isso pode levar o cavalo a desenvolver a úlcera gástrica.
Quando não há consumo alimentar sólido, o potro recém-nascido também pode ser acometido pela doença. Daí a necessidade de estímulo do animal para consumir alimentos sólidos desde cedo.
Sintomas
Os principais sintomas da úlcera gástrica em equinos adultos são: inapetência, perda de peso, debilidade física, mudanças na aparência do ventre, cólica e diarreia. Já em potros, a doença também pode se manifestar pelos seguintes sinais: salivação excessiva, regurgitação de leite, ranger de dentes e febre. Entretanto, existem casos em que a ulcera gástrica é assintomática. Inclusive, algumas vezes, confunde-se a enfermidade com a cólica equina.
Diagnóstico e tratamento
Cabe ao médico veterinário fazer o diagnóstico preciso da ulcera gástrica por meio da gastroscopia. Nesse exame, é realizada a inspeção interna do estômago com o uso de um equipamento vídeo-endoscópio. Se a doença for identificada, realiza-se o tratamento à base de medicamentos prescritos pelo veterinário além de uma alimentação eficiente.
O criador de cavalos deve sempre consultar um profissional especializado para diagnosticar a doença e jamais ministrar medicamentos no equino sem prescrição médica. Além disso, se o equino mostrar sinais da úlcera gástrica, o produtor rural deve chamar imediatamente um médico veterinário para evitar complicações.
Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos:
Enquanto o Veterinário Não Chega - Atendimento a Equinos
Fonte: cptcursospresenciais.com.br
Por Andréa Oliveira

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.