WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Treinamento de cavalos para provas

Saiba as melhores dicas para começar a treinar seus cavalos para provas esportivas.

Treinamento de cavalos para provas   Artigo CPT

A prática esportiva com equinos é muito conhecida, mas para trazer para sua criação é preciso treinamento, o professor Haroldo Vargas Leal Júnior do Curso CPT de Provas Equestres de Velocidade, trouxe as melhores dicas para você começar a colocar as rédeas em seus cavalos! O professor afirma: ''O cavalo iniciado em rédeas terá maior facilidade para realização de diferentes manobras, quer sejam a parada ou esbarro, a mudança repentina de direção, a alteração nos diferentes andamentos ou um galope bem equilibrado. Este último somente se consegue com animais bem flexionados''.


Iniciação em rédeas

O início do treinamento dos cavalos para a grande maioria das modalidades equestres, deve ter seu embasamento no treinamento de rédeas. As técnicas deste treinamento permitirão que o cavalo atenda prontamente a uma somatória de diferentes comandos que devem ser dados pelo cavaleiro, quer sejam através da voz, da mudança do centro de equilíbrio, pressão de pés e pernas ou contato nas rédeas.

As manobras e os exercícios básicos usados no treinamento do cavalo de rédeas são:

1. Esbarro: É a parada repentina do cavalo, quando solicitada, independente da velocidade que o animal estiver. Quando o esbarro é solicitado durante o galope acontece um dos momentos mais belos do hipismo. O cavalo deverá “travar” os seus posteriores, colocando-os de baixo da “massa” do seu corpo, movimentando as mãos como se estivesse “puxando” para continuar em movimento. A coluna estará arqueada e com isto o animal deslizará por muitos metros. Manobra de fundamental importância nas provas de Maneabilidade e Velocidade.

2. Roll back: É quando após o esbarro o cavalo faz um giro de 180.º sobre os membros posteriores. Também muito importante na prova de Maneabilidade e Velocidade, no momento em que o competidor deverá realizar um esbarro seguido de rodopio.

3. Recuo: É o movimento solicitado para o cavalo andar para trás. É determinante para um bom tempo na prova de Maneabilidade e Velocidade.

4. Troca-de-mãos: O cavalo que não conseguir realizar trocas de mãos rápidas e suaves jamais será um vencedor nas provas de seis balizas.

5. Arco-reverso: treinamento utilizado no flexionamento do cavalo. Sua coluna deverá fazer um arco, colocando a cabeça em sentido contrário ao círculo que estiver realizando.

6. Ladear: Treinamento fundamental para que o animal saiba deslocar seus membros, equilibradamente, cruzando-os.

7. Spin: É a manobra onde o cavalo fica com um dos seus posteriores praticamente fixos no solo, girando todo o seu corpo apoiado neste membro, cruzando suas mãos rápida e equilibradamente.

8. Flexionamento de Costelas: Exercício fundamental para que o animal possa ser um grande atleta, com capacidade para flexionar e movimentar todo o seu esqueleto e musculatura com potência e equilíbrio


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo! 

Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos
Por Eduardo Silva Ribeiro.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!