
A prática esportiva com equinos é muito conhecida, mas para trazer para sua criação é preciso treinamento, o professor Haroldo Vargas Leal Júnior do Curso CPT de Provas Equestres de Velocidade, trouxe as melhores dicas para você começar a colocar as rédeas em seus cavalos! O professor afirma: ''O cavalo iniciado em rédeas terá maior facilidade para realização de diferentes manobras, quer sejam a parada ou esbarro, a mudança repentina de direção, a alteração nos diferentes andamentos ou um galope bem equilibrado. Este último somente se consegue com animais bem flexionados''.
Iniciação em rédeas
O início do treinamento dos cavalos para a grande maioria das modalidades equestres, deve ter seu embasamento no treinamento de rédeas. As técnicas deste treinamento permitirão que o cavalo atenda prontamente a uma somatória de diferentes comandos que devem ser dados pelo cavaleiro, quer sejam através da voz, da mudança do centro de equilíbrio, pressão de pés e pernas ou contato nas rédeas.
As manobras e os exercícios básicos usados no treinamento do cavalo de rédeas são:
1. Esbarro: É a parada repentina do cavalo, quando solicitada, independente da velocidade que o animal estiver. Quando o esbarro é solicitado durante o galope acontece um dos momentos mais belos do hipismo. O cavalo deverá “travar” os seus posteriores, colocando-os de baixo da “massa” do seu corpo, movimentando as mãos como se estivesse “puxando” para continuar em movimento. A coluna estará arqueada e com isto o animal deslizará por muitos metros. Manobra de fundamental importância nas provas de Maneabilidade e Velocidade.
2. Roll back: É quando após o esbarro o cavalo faz um giro de 180.º sobre os membros posteriores. Também muito importante na prova de Maneabilidade e Velocidade, no momento em que o competidor deverá realizar um esbarro seguido de rodopio.
3. Recuo: É o movimento solicitado para o cavalo andar para trás. É determinante para um bom tempo na prova de Maneabilidade e Velocidade.
4. Troca-de-mãos: O cavalo que não conseguir realizar trocas de mãos rápidas e suaves jamais será um vencedor nas provas de seis balizas.
5. Arco-reverso: treinamento utilizado no flexionamento do cavalo. Sua coluna deverá fazer um arco, colocando a cabeça em sentido contrário ao círculo que estiver realizando.
6. Ladear: Treinamento fundamental para que o animal saiba deslocar seus membros, equilibradamente, cruzando-os.
7. Spin: É a manobra onde o cavalo fica com um dos seus posteriores praticamente fixos no solo, girando todo o seu corpo apoiado neste membro, cruzando suas mãos rápida e equilibradamente.
8. Flexionamento de Costelas: Exercício fundamental para que o animal possa ser um grande atleta, com capacidade para flexionar e movimentar todo o seu esqueleto e musculatura com potência e equilíbrio
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.