
A inseminação artificial, o congelamento de sêmen, a ultrassonografia e a transferência de embriões, são pontos importantes para implantação de um sistema de manejo reprodutivo eficiente.
No Brasil, há mais de 1 milhão de cavalos de raça registrados, e um número grande de animais mestiços sem registro, servindo aos mais diferentes propósitos. Devido a sua importância na prática de diversos esportes, na equitação, lazer e equiterapia, e não mais apenas no transporte ou tração animal, percebeu-se o crescimento mundial da equideocultura nos últimos anos.
Na criação de equinos, a reprodução é um fator muito importante a ser considerado. A espécie foi tomada, por muito tempo, como sendo a de menor fertilidade entre as domésticas, o que foi atribuído a características de seleção e problemas relacionados ao manejo reprodutivo (Ginther, 1992).
Todavia, com o desenvolvimento de técnicas reprodutivas tornando o rebanho mais produtivo, é possível o melhor aproveitamento dos reprodutores, acelerando o aperfeiçoamento das raças e seus cruzamentos.
De acordo com o professor Orlando Marcelo Vendramini, “o estudo da reprodução de equinostem como meta angariar conhecimento que nos leva a produzir animais selecionados com aplicação de tecnologias modernas e custo baixo. Já se passou a época em que se criavam cavalos com o garanhão solto no meio das éguas. Estamos na época da inseminação artificial, do congelamento de sêmen, da ultrassonografia e da transferência de embriões”.
Com a finalidade de levar informações e apresentar técnicas reprodutivas ao criador de cavalos, para que ele possa optar pela melhor forma de aumentar o índice de prenhez do seu rebanho, obtendo um número maior e melhores animais, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Reprodução de Cavalos” no qual você receberá informações do professor Orlando Marcelo Vendramini, médico veterinário, Doutor em reprodução equina pela Universidade de Rennes I, França, e professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
A escolha de reprodutores, associada às técnicas de reprodução, sejam elas a inseminação artificial, o congelamento de sêmen, a ultrassonografia e a transferência de embriões, são pontos importantes para implantação de um sistema de manejo reprodutivo eficiente.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

jose gilo dos santos
9 de ago. de 2013É muito interessante o que vocês fazem a respeito dos animais gostei e a parti de hoje passar para outras pessoas

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de ago. de 2013Olá, José!
Agradecemos sua visita e comentário e nosso site.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos