WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Técnicas que proporcionam maior eficiência na reprodução de cavalos

Na criação de equinos, a reprodução é um fator muito importante a ser considerado

A inseminação artificial, o congelamento de sêmen, a ultrassonografia e a transferência de embriões,  são pontos importantes para  implantação de um sistema de manejo reprodutivo eficiente.

A inseminação artificial, o congelamento de sêmen, a ultrassonografia e a transferência de embriões,  são pontos importantes para  implantação de um sistema de manejo reprodutivo eficiente.

No Brasil, há mais de 1 milhão de cavalos de raça registrados, e um número grande de animais mestiços sem registro, servindo aos mais diferentes propósitos. Devido a sua importância na prática de diversos esportes, na equitação, lazer e equoterapia, e não mais apenas no transporte ou tração animal, percebeu-se o crescimento mundial da equideocultura nos últimos anos.

Na criação de equinos, a reprodução é um fator muito importante a ser  considerado.  A espécie foi tomada, por muito tempo, como sendo a de menor fertilidade entre as domésticas, o que foi atribuído a características de seleção e problemas relacionados ao manejo reprodutivo (Ginther, 1992).

Todavia, com o desenvolvimento de técnicas reprodutivas tornando o rebanho  mais produtivo, é possível o melhor aproveitamento dos reprodutores, acelerando o aperfeiçoamento  das raças e seus cruzamentos.

De acordo com o professor Orlando Marcelo Vendramini, “o estudo da reprodução de equinostem como meta angariar conhecimento que nos leva a produzir animais selecionados com aplicação de tecnologias modernas e custo baixo. Já se passou a época em que se criavam cavalos com o garanhão solto no meio das éguas. Estamos na época da inseminação artificial, do congelamento de sêmen, da ultrassonografia e da transferência de embriões”.
 
Com a finalidade de levar informações e apresentar técnicas reprodutivas ao criador de cavalos, para que ele possa optar pela melhor forma de aumentar o índice de prenhez do seu rebanho, obtendo um número maior e melhores animais, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso “Reprodução de Cavalos” no qual você receberá informações do professor Orlando Marcelo Vendramini, médico veterinário, Doutor em reprodução equina pela Universidade de Rennes I, França, e professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.    

A escolha  de reprodutores, associada às técnicas de reprodução, sejam elas a inseminação artificial, o congelamento de sêmen, a ultrassonografia e a transferência de embriões,  são pontos importantes para implantação de um sistema de manejo reprodutivo eficiente.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

jose gilo dos santos

9 de ago de 2013

É muito interessante o que vocês fazem a respeito dos animais gostei e a parti de hoje passar para outras pessoas

Resposta do Portal Cursos CPT

12 de ago de 2013

Olá, José!

Agradecemos sua visita e comentário e nosso site.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!