WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sujeira e umidade: os grandes inimigos dos cascos dos cavalos

A sujeira normalmente acumulada nas baias e a presença de umidade excessiva são grandes inimigos da saúde dos cascos

Sujeira e umidade: os grandes inimigos dos cascos dos cavalos   Artigos Cursos CPT

 

A avaliação dos cascos, em busca de problemas, deve ser uma atividade constante de quem maneja equinos e um fator importante a considerar é que animais mantidos em baias exigem cuidados especiais quanto aos seus cascos.

“A sujeira normalmente acumulada nas baias e a presença de umidade excessiva são grandes inimigos da saúde dos cascos”, afirma Fábio Furquim Corrêa, professor do Curso a Distância CPT Casqueamento e Ferrageamento de Equinos. Outro aspecto a considerar é que os animais, muitas vezes, já apresentam alguma pequena imperfeição na conformação de seus membros que, com o tempo, determinam o desenvolvimento de problemas de aprumos cada vez mais graves.

Sabe-se que o adequado tratamento dos cascos é um dos fatores determinantes para um bom desempenho das funções dos equinos. Se bem feito, um bom casqueamento, tanto quanto um bom ferrageamento, terá grande influência nas condições de locomoção e de sustentação dos animais, seja em uma pista de provas, em atividades de lazer ou esportivas e na lida no campo.

Embora em tese essas duas práticas possam ser executadas juntas ou separadamente, a verdade é que, a não ser em animais ainda não domados, que não utilizam ferradura, todas as vezes em que um equino é casqueado, sua ferradura terá de ser retirada para tal. Nem sempre, a ferradura terá de ser trocada, mas, boa parte das vezes, em que não ocorre a troca, a ferradura acaba tendo de ser ajustada. Importante ressaltar que as ferraduras usadas são melhores para o animal, pois estas já se encontram com os desgastes naturais do animal. Na maior parte das vezes, o casqueamento e o ferrageamento são complementares entre si, dependendo das condições em que o animal se encontra.

Por fim, deve-se alertar para a importância do trabalho do ferrador, cujo desempenho terá influência direta sobre a situação dos animais. Um estudo da American Farriers Association, que é a associação ligada ao trabalho de ferrageamento nos EUA, indicou que mais de 80% das manqueiras que ocorrem nos equinos são decorrentes de “negligência e falta de cuidados” com os cascos. Ou seja, os cascos até recebem atenção regular, porém, boa parte das vezes, o casqueamento não é feito com a regularidade necessária ou com a qualidade indicada.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


Afinal, na prática, o que é o casqueamento de cavalos?
Casqueador: você conhece o cavalo em partes?

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT da área Criação de Cavalos.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!