WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Reprodução de cavalos - fotoperíodo controla a atividade ovariana das éguas

O controle da atividade ovariana das éguas é regulado pelo fotoperíodo. Assim, modificando a duração do fotoperíodo diário é possível modificar o controle estacional dos ciclos estrais

Reprodução de cavalos

O controle da atividade ovariana é regulado pelo fotoperíodo (duração do período de luz), em função das estações do ano. Assim, modificando a duração do fotoperíodo diário ou realizando noites farmacológicas, graças à administração de melatonina (mensageiro hormonal da noite), é possível modificar o controle estacional dos ciclos estrais, cujo objetivo é ter éguas ciclando o ano inteiro.

Nos equinos, as primeiras experiências no que concerne ao modo de ação desse hormônio e sua eventual atualização estão atualmente em curso com o objetivo de obter éguas ciclando o ano inteiro. Embora esse conceito do aparecimento da atividade cíclica estacional, com o aumento da duração do dia, seja conhecido há muito tempo, é muito recente a sua utilização artificial para antecipar o ciclo estral.

Uma transição progressiva de dias curtos para dias longos é inútil, mas uma passagem brutal de oito para dezesseis horas por dia é eficiente. As primeiras ovulações ocorrerão 70 dias após o início do tratamento, mas se faz necessário continuar o tratamento até o começo da primavera para não interromper o ciclo iniciado aos 70 dias.

Tratamento mais simples: iluminação artificial

Consiste em realizar uma iluminação artificial desde a caída da noite até às 23 horas, com ajuda de uma lâmpada de 200W por boxe de 20 metros quadrados, o que significa uma luminosidade de 40 lux.

Sazonalidade e fotoperíodo

No equino, o ritmo circanual da reprodução é primariamente regulado pelas mudanças no fotoperíodo. Esse sinal ambiental é traduzido para um sinal endócrino na glândula pineal que secreta melatonina durante a fase de escuridão. Na égua, dias curtos são associados à queda na secreção de gonadotrofinas e consequente diminuição na atividade ovariana.

- Estações de outono-inverno: a maioria das éguas para de ciclar durante as estações de outono-inverno, quando a luminosidade diária diminui, esse período chama-se anestro estacional.

- Estações de primavera-verão: após o anestro estacional, as éguas voltam a ciclar durante as estações de primavera-verão, já durante a gestação a égua apresenta um quadro de anestro gestacional com ausência de cio.

As éguas são conhecidas como poliéstricas estacionárias, pois tem mais de um ciclo por ano e esses ciclos ocorrem em um período determinado do ano como em determinadas estações. As éguas possuem uma particularidade em relação às outras espécies fêmeas domésticas que é a ruptura do folículo em uma pequena zona delimitada do ovário: fossa ovulatória.

Métodos de estímulo de cio nas éguas

Entre os métodos existentes para estimular as éguas a ciclarem mais cedo, o mais eficiente e utilizado é a iluminação artificial, que deve iniciar no dia 21 de junho (início do solstício de inverno = dia mais curto do ano) e se prolongar até ocorrer a primeira ovulação das éguas. Trabalhos recentes mostram que éguas colocadas em luz artificial por 5 horas/dia (das 17 às 22 h) estarão ciclando normalmente e prontas para serem utilizadas após 35 a 40 dias do início do programa de iluminação artificial. É importante lembrar que este método é muito funcional, porém só atinge seus objetivos se as éguas estiverem em bom estado nutricional e sanitário.

Conheça os Cursos CPT, da área Criação de Cavalos, elaborados pelo Centro de Produções Técnicas. Entre os Cursos, destacam-se:

 - Curso CPT Reprodução de Cavalos

 - Curso CPT Passo a Passo da Doma Natural

 - Curso CPT Aparação de Cascos, Correção de Aprumos e Ferrageamento de Cavalos

 - Curso CPT Aprenda a Montar e Lidar com Cavalos

 - Curso CPT Alimentação de Cavalos

 - Curso CPT Como Montar e Manejar um Centro Hípico

Por Silvana Teixeira

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!