
Em qualquer segmento da área médica, a prescrição de medicamentos por pessoas que não tenham a devida formação é arriscada Existe uma série de medicamentos que podem ser dados para um determinado grupo de animais e para outros não. Portanto, a prescrição de medicações aleatórias é muito arriscada. O professor Haroldo Vargas do Curso CPT Enquanto o Veterinário Não Chega — Atendimento de Equinos nos alerta sobre os perigos.
Orientações na hora da emergência:
— Caso você precise medicar um animal antes da chegada do Médico Veterinário responsável pelo animal é preferível você ligar e perguntar se a medicação deve ser feita.
— O uso de óleo mineral por tratadores, oferecidos aos equinos através de seringas ou garrafas, já provocou a morte de centenas de cavalos por pneumonia, pois, não raramente, o óleo não é deglutido e segue o caminho da traqueia. Geralmente, esses animais tiveram na cólica a causa de sua morte quando na realidade a origem foi pneumonia por solução estranha (óleo mineral).
— Existem antibióticos largamente utilizados no mercado que, quando aplicados em potros, provocam o relaxamento dos seus tendões, com lesões muitas vezes irreversíveis.
— Algumas drogas de efeito analgésico, antitérmico e anti-inflamatório são abortivas.
— Produtos de uso tópico, comumente usados nos tratamentos de traumas dos equinos, são proibidos para uso humano e, portanto, não deveriam ser aplicados nos animais sem o uso de luvas.
— Antibioticoterapia, quando feita de maneira errada, pode levar à evolução de uma doença, e os microrganismos causadores dessa doença podem criar resistência ao antibiótico.
Não se arrisque medicando seus animais sem ter a certeza do efeito da medicação.
Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!
Conheça os Cursos CPT da Área Criação de Cavalos.
Por Eduardo Silva Ribeiro.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.