WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Nutrição e alimentação para equinos

As gramíneas e as leguminosas devem constituir a alimentação volumosa dos equídeos

 

Alimentação do euídeo

 Uma alimentação balanceada promove o bom desempenho do equídeo

Fabricar rações dos equinos no próprio estabelecimento é uma forma de reduzir os custos entre 22% a 30% com o armazenamento. Com um investimento de US$ 700,00, faz-se uma boa fábrica com local para estocagem de insumos, rações prontas, desintegradores e misturadores para 50 animais. A vantagem da fabricação própria de ração é a certeza da qualidade do alimento ofertado aos animais durante todo o ano.

“Quanto aos ajustes de vitaminas, minerais e aminoácidos, há formulações específicas para equinos de diferentes categorias. Os mitos de que ração para estes animais tem de ser obrigatoriamente peletizadas não são aceitos pelos nutricionistas mais competentes em equinocultura”, afirma o professor Haroldo Vargas Leal Júnior, do curso Como Montar e Manejar um Centro Hípico, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Água

 

A água em centros hípicos deve estar sempre disponível com qualidade e em quantidade suficientes, nunca podendo faltar aos cavalos. A melhor água é a originária de nascentes ou poços artesianos não contaminados. Águas “salobras” ou com grande quantidade de algas podem levar ao baixo consumo, provocando riscos de cólicas, abortos, perda de performance ou stress.

 

Alimentação volumosa

 

A alimentação, principalmente de gramíneas e leguminosas, devem constituir a alimentação volumosa dos equídeos. A relação ideal entre volumosos e concentrados é de 70%:30%. O fornecimento adequado da alimentação volumosa é um dos segredos para o sucesso e a saúde dos animais de um centro hípico. A forma de fornecimento de forragem mais prática, segura, e de ótima aceitação pelo cavalo é o feno de alta qualidade.

 

Pastagens

 

A escolha da gramínea, que será plantada, dependerá de:

 

- Condições edafoclimáticas;

- Fertilidade do solo;

- Disponibilidade de investimento;

- Taxa de lotação;

- Tratos culturais.

 

Os equinos aceitam uma grande variedade de gramíneas, como por exemplo, Florakirk, Tifton 85, Tifton 78, Tifton 68, Florico, Florona, Coast-Cross, Grama Estrela, Russel, Cheyene , Coastal Bermuda, Pensacola, Grama Batatais, Capim Gordura, Capim de Rhodes, Pangola, Tangola, Andropogon, Jaraguá, Colonião e suas variedades.

 

Para centros hípicos que tenham pequenas áreas para seus animais e, consequentemente, alta taxa de lotação por hectare, a grama batatais, também conhecida como gramão ou grama de burro, é a mais recomendada, por possuir ótima palatabilidade, resistência ao pisoteio e baixíssima produção da parte aérea. Já em centros hípicos com grandes áreas, solos de boa fertilidade e bom regime de chuvas, as gramíneas mais recomendadas são o Florakirk, o Tifton 85 e o Coast Cross.

 

Alimentação concentrada

 

Quando os animais estiverem comendo mais que 1 Kg de concentrado, para cada 100 Kg de peso vivo / dia, é aconselhável dividir o arraçoamento em três vezes ao dia. Para cavalos que comem a ração muito vorazmente, engolindo-a com pouca mastigação, uma boa medida de manejo é colocar uma grande esfera de aço dentro do seu cocho, dificultando que ele abocanhe grandes quantidades de ração de uma só vez.

 

Outro aspecto importantíssimo é nunca utilizar rações mofadas, emboloradas ou com umidade excessiva. O uso de rações molhadas somente deve ser feito para quantidades que serão ingeridas em, no máximo, duas horas.

 

Sais minerais e vitaminas

 

Os minerais devem estar disponíveis, sempre à vontade, para os equinos. Como o sal é muito higroscópico, devemos usar sempre cochos pequenos de sal, para que possamos fazer a constante reposição. O uso de complexos vitamínicos deve ser sempre utilizado, segundo a recomendação do Médico Veterinário ou Nutricionista.

 

Horários de alimentação

 

O horário da alimentação dos equinos é sagrado. Por ser uma espécie sujeita a muitos problemas gastrointestinais, a disciplina no horário da alimentação é fundamental.

 

Estocagem de alimentos

 

A estocagem de alimentos deve ser feita sempre em função do período em que os alimentos serão consumidos. Lembrar sempre que o último a chegar no estoque tem que ser sempre o último a ser usado, consumindo-se sempre os produtos estocados a mais tempo, desde que não estejam deteriorados. Nos locais de estocagem de alimentos; não deve haver excesso de umidade. Cereais, rações e fenos devem iniciar seu empilhamento sempre sobre palets.

 

Confira mais informações, acessando os cursos da área Criação de Cavalos.

 

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

André Pedro da SIlva

30 de jul de 2019

Esse curso de nutrição e alimentação de equinos, me habilita a fazer dietas ou raçoes? Se não, existe algum que sim, mesmo presencial?

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jul de 2019

Olá André Pedro da Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato para sanar todas as suas dúvidas em relação ao curso.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Gisela costa

26 de mai de 2018

Boa tarde, tenho uma dúvida,há três meses comprei um cavalo,pratico a modalidade três tambores e ele é um cavalo para competição,então duas vezes no mês vamos para prova e agora estamos participando de um campeonato,mas o meu cavalo está perdendo massa,ele ficava em piquete agora ele fica em baia e engole ar,não sei se ele está sentindo por estar na baia mas nós damos ração e feno nos horários certos a ração e ótima da GUABI,e ele toma suplemento eu não entendo pq ele está perdendo massa,alguém pode me dar umas dicas??

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai de 2018

Olá Gisela,

Seria interessante consultar um médico veterinário para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Anderson

12 de dez de 2012

Olá! Gostaria de saber se vocês vendem DVDs independente de fazer o curso ou não. Se vendem, quanto custa cada um? Sem mais para o momento, fico no aguardo, Anderson

Resposta do Portal Cursos CPT

13 de dez de 2012

Olá, Andreson!

Nossas consultoras entrarão em contato para mais informações.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!