WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Manejo reprodutivo de Equinos

A reprodução é extremamente importante para a criação de equinos

Reprodução de equinos

A indústria equina é importante para nosso país nos dias atuais, haja vista que gera muita renda e empregos. As estatísticas são animadoras: a equinocultura gera milhares de empregos diretos e indiretos e rende bons números à nossa economia, tornando-se uma atividade consolidada.

Orlando Marcelo Vendramini, professor do Curso Online CPT Reprodução de Cavalos, explica que não há equinocultura sem reprodução, pois é a partir dela que o criador consegue aumentar melhorar seu plantel geneticamente, o que faz com que seja importante dar atenção ao manejo reprodutivo desses animais.

A espécie equina tem certas peculiaridades em relação às demais espécies domésticas, com baixo índice de fertilidade e sendo pouco prolífera. Há dificuldade em emprenhar e muitas vezes os animais que são escolhidos para a reprodução são aqueles vencedores de competição, sendo muitas vezes subférteis.

Anatomia e Fisiologia

A égua possui sistema genital com dois ovários, dois ovidutos, dois cornos uterinos, corpo de útero, cérvix, vagina e vulva, além da glândula mamária, que também faz parte desse sistema.

O garanhão, por sua vez, possui em seu sistema genital testículos, epidídimo, canal deferente, uretra (pélvica e peniana), pênis e prepúcio. Além disso, ele também possui as vesículas seminais, que produzem a maior parte do sêmen, a próstata, que neutraliza o pH ácido da vagina e as glândulas bulbouretrais, que limpam a uretra ao final da ejaculação e secretam um espermicida que visa dificultar a fecundação por outros machos.

Manejo reprodutivo

O garanhão ideal deve ter três anos ou mais. A égua pode iniciar a reprodução na mesma idade, porém tendo um limite aos 18 anos. Ambos precisam ter ter bom comportamento, ser saudáveis e possuir aparelho reprodutor funcional, bem como boa genética, morfologia e bom desempenho competitivo.

Após verificar os reprodutores, é necessário analisar se o acasalamento é indicado. Os animais devem ser semelhantes quanto ao porte e incestos devem ser evitados. Se o reprodutor anterior é bom, é recomendado repetir o cruzamento. É necessário evitar cruzamentos conhecidamente perigosos.

A melhor estação para a reprodução dos equinos é de setembro a fevereiro na maioria das raças, pois é quando ocorre a maior parte dos cios férteis. Quando se trata de puro sangue, a estação de monta vai de 15 de agosto a 15 de janeiro.

As éguas apresentam vários cios, porém na mesma época do ano, em estações mais quentes. É importante que elas tenham boa condição nutricional e que haja temperaturas mais quentes, bem como fotoperíodo de 16 horas por dia. É possível melhorar as condições para as éguas colocando um programa de luz nas cocheiras, bem como garantindo estabulagem que evite que os animais sintam frio.

Biotecnologia e reprodução

A reprodução pode ocorrer pelos sistemas de monta ou de maneira artificial. Quanto às montas, há três sistemas: a monta à campo, a monta controlada em piquete e a monta dirigida.

Além disso, pode haver a inseminação artificial, transferência de embrião ou fertilização in vitro.

Gestação e parto

O período de gestão pode variar de acordo com alguns fatores, como a espécie, a raça, a idade, o número de partos, o número de fetos, a nutrição da égua e a época do ano. Contudo, a média de gestação de equinos é de 11 meses.

A preparação para o parto se inicia 3 semanas antes com a preparação da glândula mamária, descida do abdome, relaxamento dos ligamentos pélvicos e alterações de comportamento. A dilatação para o parto dura aproximadamente duas horas e auxilia na lubrificação e a expulsão deve durar no máximo 30 minutos.

 


Conheça os Cursos a Distância CPT da Área Criação de Cavalos:

Curso Reprodução de Cavalos
Curso Inseminação Artificial em Equinos
Curso Alimentação de Cavalos

Fonte: GRUPEEQUI - www.gege.agrarias.ufpr.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!