
"O herpesvírus trata-se de uma doença cuja prevalência é difícil determinação, embora a sintomatologia clínica seja mais comum de ser notada em potros neonatos que se infectaram a partir da mãe", explica a professora Maria Gazzinelli do curso CPT Doenças de Equinos
A doença, em especial a forma respiratória, se dissemina rapidamente entre a população equina, ela permanece infectante no ambiente por 14 dias, e, na pelagem dos equinos por 35 a 42 dias.
Os sintomas são: quadro febril de 1 a 7 dias; tosse branda; descarga nasal; aumento dos linfonodos submandibulares; depressão, anorexia, evolução parta broncopneumonia em potros.
Então, como diferenciar o herpesvírus das outras doenças? Casos de abortos e neurológicos são associados à forma respiratória da doença, e pode levar ao diagnóstico do Herpesvírus.
Para prevenir a doença é importante: evitar altas taxas de lotação; colocar o animal infectado em quarentena; realizar a vacinação conforme recomendação; e desinfecção ambiental.
Gostou dessa matéria? Quer saber mais sobre os cursos CPT? Assista ao vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Criação de Cavalos
Por Anna Luiza Mariquito
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.